Mais de 50 trabalhadores que atuam na coleta de lixo e limpeza urbana de Xanxerê estão com as atividades paralisadas. O grupo reivindica melhores condições de trabalho, aumento salarial e a equiparação de benefícios com as filiais da empresa em outras cidades da região.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
De acordo com os funcionários, as conversas sobre a mobilização já vinham ocorrendo há alguns dias diante das condições de trabalho enfrentadas e decidiram interromper os serviços até que suas reivindicações sejam atendidas. Eles afirmam que enfrentam escassez de pessoal, atrasos nas saídas das rotas e jornadas que chegam a 12 horas diárias para dar conta da coleta de todo o município.
Além dos coletores, funcionários dos serviços gerais também aderiram à paralisação. A coleta do lixo reciclável já está interrompida há cerca de duas semanas devido à falta de mão de obra, segundo os colaboradores.
A empresa Ambiental, contratada pela Prefeitura de Xanxerê para realizar a coleta de resíduos, informou em nota que foi “surpreendida pela paralisação inesperada dos colaboradores” e que mantém diálogo com os representantes dos trabalhadores para resolver o impasse.
“A Ambiental, responsável pela coleta de resíduos urbanos em Xanxerê, informa que, na data de hoje, foi surpreendida pela paralisação inesperada de colaboradores da coleta.
A empresa esclarece que está em diálogo com os representantes dos colaboradores e adotando as medidas necessárias para que os serviços sejam retomados o mais breve possível.
Além disso, a Ambiental reforça que todo o processo é conduzido conforme as normas previstas na legislação vigente” diz a nota.
A Prefeitura de Xanxerê informou que não emitirá comunicado oficial, pois a empresa está organizando trabalhadores de outros municípios para realizar temporariamente o serviço no município até que a situação seja normalizada.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.