Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Álcool causa 2,6 milhões de mortes todos os anos no mundo, alerta OMS

Consumo per capita global registrou ligeira queda em 2019. Já o uso de drogas psicoativas responde por 600 mil mortes anuais

Por: João Victor Araujo
25/06/2024 14h32 - Atualizado há 9 meses
Foto: reprodução / arquivo
Foto: reprodução / arquivo

O consumo de álcool é responsável por 2,6 milhões de mortes todos os anos no mundo – 4,7% de todas as mortes no planeta. Já o uso de drogas psicoativas responde por 600 mil mortes anualmente. Os números foram divulgados nesta terça-feira (25) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Dados do Relatório Global sobre Álcool, Saúde e Tratamento de Transtornos por Uso de Substâncias mostram ainda que 2 milhões de mortes por consumo de álcool e 400 mil mortes por uso de drogas são registradas entre homens. O estudo tem como base informações de saúde pública referentes ao ano de 2019.

A estimativa da OMS é que 400 mil pessoas viviam com desordens relacionadas ao consumo de álcool e ao uso de drogas nesse período, sendo 209 milhões classificadas como dependentes de álcool. A entidade destaca que o uso de substâncias prejudica severamente a saúde do indivíduo, aumentando o risco de doenças crônicas e resultando em milhões de mortes preveníveis.

O relatório destaca ainda a necessidade urgente de acelerar ações a nível global para alcançar a meta estabelecida por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de, até 2030, reduzir o consumo de álcool e drogas e ampliar o acesso a tratamento de qualidade para transtornos causados pelo uso de substâncias.

Fonte: Agência Brasil 

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Hospital Regional do Oeste realiza atendimento de alta complexidade em cardiologia pelo SUS

Na última segunda-feira (1º), um paciente de 49 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio

VÍDEO: mês da conscientização sobre o Autismo!

A psicóloga Di Agazzi ressalta a importância do respeito, da inclusão e do apoio às pessoas autistas

Direção do HRSP reforça a importância do serviço de Telemedicina lançado em Xanxerê

A ferramenta, que está em pleno funcionamento, tem se mostrado eficaz na ampliação do acesso à saúde e na redução da demanda hospitalar

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.