Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Assembleia Legislativa de SC aprova distribuição gratuita de canabidiol pelo SUS

Projeto agora segue para sansão do governador Jorginho Mello

Por: Alessandra de Oliveira
28/11/2024 09h08 - Atualizado há 6 meses
Assembleia Legislativa de SC aprova distribuição gratuita de canabidiol pelo SUS

Foi aprovado na tarde desta quarta-feira (27) pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) o projeto de lei que torna obrigatório o fornecimento gratuito pela rede pública de saúde de Santa Catarina de medicamentos à base de canabidiol (CBD). A votação, em Chapecó, ocorreu depois que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc aprovou a matéria na terça-feira (26).

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Agora, o projeto será encaminhado ao governador para a sanção da lei. Em seguida será feito o processo de regulamentação, que compete à Secretaria de Estado da Saúde, para que seja definida a distribuição do CBD pelo SUS à população. 

O projeto aprovado prevê a ampliação dos pacientes que podem ter acesso aos medicamentos à base de cannabis pelo SUS em SC. Atualmente, somente estão aptos a receber esses remédios pessoas com três tipos de epilepsias graves: síndrome de Dravet, síndrome de Lennox–Gastaut e Complexo Esclerose Tuberosa. A permissão para esses casos está prevista em uma portaria da Secretaria de Estado da Saúde publicada em setembro deste ano, mas que ainda está em implantação.

Segundo o projeto de lei aprovado nesta quarta, a oferta gratuita dos medicamentos à base de Cannabis poderá ser feita também a pacientes com outras doenças, como Alzheimer, Parkinson, fibromialgia, epilepsia, autismo e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Atualmente, esses pacientes precisam recorrer à Justiça para tentar obter uma autorização que faça o SUS disponibilizar o medicamento. Com a proposta, o fornecimento do remédio poderá ser feito de forma mais simples, mediante alguns critérios como a apresentação de prescrição médica e o acompanhamento dentro de protocolos.

De acordo com a proposição aprovada – que é resultado de quatro projetos – os medicamentos para serem disponibilizados deverão ter prescrição de médico habilitado nos termos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O projeto aprovado assegura que “os procedimentos de prescrição e aquisição dos produtos à base de canabidiol” sejam guiados por “critérios médicos e científicos, sem restrições excessivas”, garantindo assim “um acesso mais amplo e eficaz aos tratamentos necessários”.

Com informações de NSC Total

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Simpósio de Cardiologia de Chapecó reforça protagonismo do Oeste de SC na saúde cardiovascular

Evento será no dia 31 de maio, com inscrições gratuitas e presença de especialistas renomados

Ministro da Agricultura anuncia contenção de foco de gripe aviária no RS e destaca eficiência do sistema sanitário brasileiro

A orientação para a população é que mantenha-se informada e siga as recomendações sanitárias para prevenção da doença

Xanxerê terá nova ação de vacinação contra a gripe no próximo sábado (24)

Todas as salas de vacina estarão abertas, como duas equipes estarão em estacionamentos de supercermados da cidade

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.