Um fato raro aconteceu na madrugada de quarta-feira (26) em uma propriedade rural em Coronel Freitas. Uma vaca da raça holandesa pariu naturalmente, e sem intercorrências, três bezerros.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
“Quando meus pais foram realizar a ordenha das vacas, por volta das 5h, viram que no ambiente pré-parto estavam os animais. Após o nascimento foram realizados todos os manejos com os neonatos, pois nasceram com peso abaixo do ideal por conta de serem trigêmeas (13 kg, 16 kg e 20 kg)", O relato foi do estudante do curso de medicina veterinária da Unoesc Xanxerê, Lucas Eduardo Talian.
A ocorrência é rara e a probabilidade é de um para cada 100 mil casos, como explica o médico-veterinário, professor da Unoesc Xanxerê e Doutor em Fisiopatologia da Reprodução, José Francisco Bragança. Ele afirma a peculiaridade deste caso, especialmente pelo fato desta fêmea ter levado a gestação até o fim, com um parto natural, onde os três bezerros nasceram vivos.
Neste animal foi realizado o protocolo IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) com sêmen convencional.
“Esta vaca pode ter tido uma sensibilidade maior e respondido bem ao tratamento hormonal. Interessante será também fazer o controle de sua prole, que poderá ter uma predisposição a ter mais de uma cria por gestação”, comenta
O professor explica que outros fatores, além dos relacionados a tratamentos hormonais para técnicas reprodutivas, como hereditariedade, condição corporal, estado nutricional, manejo e idade, normalmente entre 6 e 10 anos, podem contribuir para gestações atípicas.
Esta foi a terceira vez que o animal deu cria, mas anteriormente foi apenas um bezerro por vez.
“Estes animais nascerem com pesos menores, em função da gestação trigemelar. Em média um terneiro nasce com 35 quilos. Este é um exemplo típico de uma fêmea com habilidade materna, que teve capacidade de gerar e parir de forma natural e com vida. Daqui para frete depende do manejo que será dado para mantê-los saudáveis”, finalizou Bragança.
Fonte: Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC)
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.