As fiscalizações envolvendo estabelecimentos comerciais no Oeste de Santa Catarina, realizadas na semana passada, causaram preocupação em consumidores. Entre as diversas irregulares encontradas, havia estabelecimentos que utilizavam corantes em carnes deterioradas para parecerem frescas e serem comercializadas.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
A representante da Vigilância Sanitária do município de Seara, Cintia Mara Schwartz, explica os alimentos fora do padrão de qualidade foram encaminhados ao aterro. “Utilizamos um produto, para então, realizar o processo de descarte. Para fazer isso, normalmente usamos hipoclorito de sódio, mas nesse caso foi utilizado um tipo produto contendo álcool que seria descartado”, explica ela, enfatizando que o vídeo não é de nenhum estabelecimento, mas sim da própria Vigilância Sanitária que realizava o trâmite de descarte.
A técnica para simular a aparência de frescor das carnes vencidas utilizada por comerciantes, foi descoberta durante uma fiscalização em 17 estabelecimentos de Seara e Xavantina, no Oeste de Santa Catarina.
Carnes com prazos de validade expirados, inclusive congeladas após o vencimento foram retiradas de circulação. Para simular uma aparência de frescor, os envolvidos utilizavam corantes para avermelhar as carnes, que já não estavam mais próprias para o consumo.
O Ministério Público não revelou o nome dos estabelecimentos com irregularidades. A promotoria explica que foram constatadas graves irregularidades sanitárias nos estabelecimentos fiscalizados. Os agentes encontraram moscas dentro das embalagens de carne, ovos no sol, queijos, iogurtes, sorvetes e leite vencidos e hortaliças com mofo, fungos e em decomposição.
Fonte: AtualFM
Leia também: Alimentos vencidos e irregulares em supermercados e restaurantes são apreendidos em Seara e Xavantina