Conta de luz ficará mais cara em maio com volta da bandeira amarela
Desde dezembro de 2024, vigorava a bandeira verde, sem cobrança adicional
Por: Canal Ideal
25/04/2025 18h56 - Atualizado há 2 semanas
Foto: Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que as contas de luz terão bandeira tarifária amarela no mês de maio. A medida implicará em um custo extra de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos pelos consumidores de energia elétrica em todo o país.
Desde dezembro de 2024, vigorava a bandeira verde, sem cobrança adicional. No entanto, a transição para o período seco e a consequente redução no volume de chuvas levaram a uma queda na geração de energia pelas usinas hidrelétricas, principal fonte do sistema elétrico nacional.
Com isso, cresce a necessidade de acionar usinas termelétricas, que têm custo de produção mais elevado, o que justifica o acréscimo nas tarifas.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa ao consumidor, por meio de cores, o custo da geração de energia: verde (sem acréscimo), amarela (acréscimo moderado) e vermelha (acréscimo maior, com dois níveis).
A Aneel reforça que a mudança visa refletir a realidade dos custos do sistema elétrico e incentivar o uso consciente da energia. As informações são da Agência Brasil.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
O discurso foi finalizado com a oração da Ave Maria, em clima de emoção e esperança
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.