Digite no mínimo 3 caracteres!
Economia

Correios passam a exigir CPF ou CNPJ de remetentes de encomendas nacionais

Exigências estão valendo está a quinta-feira (01)

Por: João Victor Araujo
01/09/2022 10h59 - Atualizado há 2 anos
Foto: Ilustração / Arquivo
Foto: Ilustração / Arquivo

A partir desta quinta-feira (01), os remetentes de encomendas nacionais transportadas pelos Correios deverão informar, no pacote, seu CPF, CNPJ ou, caso não sejam brasileiros e não tenham tais documentos, o número do passaporte.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Anunciada na primeira quinzena de julho, a exigência valerá para todas as postagens, permitindo o rastreamento das encomendas pelo CPF e permitindo o uso de outras formas de interatividade na entrega. Pacotes sem os dados serão recusados pelos atendentes.

Segundo os Correios, os dados pessoais do remetente não serão expostos nas etiquetas, sendo inseridos somente nos sistemas de atendimento, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conforme já ocorre no caso de remessas internacionais.

Ainda de acordo com os Correios, a medida está em conformidade com protocolos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que já exige que, nas encomendas nacionais, seja anexada a nota fiscal do produto ou declaração de conteúdo do pacote.

Encomendas endereçadas aos terminais de autoatendimento (lockers) ou enviadas por meio do serviço gratuito Clique e Retire também deverão conter o CPF, CNPJ ou número do passaporte do destinatário, além do número de telefone celular ou e-mail.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI
 

Veja também

VÍDEO: Confira um pouco mais da visita do governador de SC ao Sicoob Credimoc

O encontro foi um importante momento de integração, reunindo empresários, autoridades municipais e regionais

VÍDEO: Governador de SC fala sobre a estadualização da BR-282

Durante evento realizado em Xanxerê, Jorginho Mello comentou sobre o tema

VÍDEO: Governador visita o Sicoob Credimoc pela primeira vez

Na manhã desta segunda-feira (28), ele foi recebido pela direção e pelos colaboradores da cooperativa.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.