O chimarrão é tradicional entre as famílias no sul do Brasil e tem ganhando um destaque diferente nos últimos tempos, por conta dos novos jeitos de decorar. Inclusive, os acessórios para chimarrão, além das tradicionais cuia e bomba, têm estimulado novos negócios.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
É o caso de Thatiane Aline Fernandes, que fez do biscuit, um item de decoração, em renda familiar.
O biscuit é a arte de modelar porcelana fria e transformá-la em peças de decoração. Com arte e dedicação, é possível para fazer uma série de objetos que vão de uma lembrancinha de festa, de casamento, enfeites para criança, enfeites de cuia e muito mais. A massa de biscuit é feita de uma mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, limão ou vinagre e vaselina.
Um trabalho delicado que requer muito amor e dedicação.
“Comecei a trabalhar com isso há 18 anos, quando teve um curso na pastoral da criança na cidade em que morava. Como eu já trabalhava com artesanato, foi um pouco mais fácil. Começou apenas como um complemento de renda, mas devido uma doença do meu filho, precisei trabalhar de casa para cuidar dele, e isso acabou me dando um empurrão para que eu trabalhasse somente com isso”, explica.
Natural de Toledo, no Paraná, Thatiane enviava muitos pedidos para Chapecó, por conta de sua avó que morava na cidade. Com a necessidade de vir cuidá-la e com a possibilidade de transferir seu trabalho, Chapecó virou seu novo lar.
Além de trabalho, montar o biscuit é uma paixão. “Quando damos um pouco de carinho no preparo, na peça, a gente sente que o resultado é melhor. Eu costumo dizer que sempre que vendo uma peça, estou dando um pedacinho do meu coração. Eu amo o que eu faço, e acredito que seja o meu diferencial na produção, não consigo me imaginar fazendo outra coisa. Quero trabalhar com isso até ficar velha”, destaca.
Thatiane atualmente trabalha com pedidos sob encomendas pelo WhatsApp 45 9 9818-3711 ou pelas redes sociais @mimossdathaty2 no Instagram.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.