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Cotidiano

Empresária de Concórdia perde mais de R$105 mil em golpe pela internet

Um golpista se passou por funcionário de uma instituição bancária onde a empresa possui conta

Por: Alessandra de Oliveira
23/08/2024 10h39 - Atualizado há 3 semanas

Uma empresária do município de Concórdia procurou a Polícia Civil nesta semana para relatar um grave golpe de phishing que resultou na perda de R$ 107.792,00. A vítima, sócia de uma empresa com sede em Concórdia, foi contatada por um suposto funcionário de um banco no qual a empresa possui conta. O phishing é uma técnica de crime cibernético que usa fraude e engano para manipular as vítimas para que cliquem em links maliciosos ou divulguem informações pessoais confidenciais.

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Na tarde do dia 19 de agosto, por volta das 16h, a mulher recebeu uma ligação de um homem que se apresentou como representante do banco. O indivíduo informou que a empresa possuía milhas acumuladas que poderiam ser trocadas por passagens aéreas. Em seguida, orientou a empresária a proceder com a troca das milhas, solicitando que ela digitasse a chave de segurança da conta bancária.

Durante o processo, sempre que a vítima digitava a chave, uma barra de carregamento aparecia no computador. A situação se agravou quando o sistema começou a ficar lento e um QR Code foi exibido na tela. Uma mensagem de alerta informava que a situação poderia ser uma fraude, mas o golpista garantiu que era um procedimento confiável e que não havia motivo para preocupação.

Apesar dos alertas, a empresária continuou seguindo as instruções do falso funcionário até que a barra de carregamento atingiu 100% e a ligação foi encerrada. Apenas no dia seguinte, 20 de agosto, ao tentar acessar a conta da empresa, a vítima descobriu que a conta estava bloqueada. O gerente do banco entrou em contato com a empresária e confirmou que R$ 107.792,00 haviam sido transferidos da conta no dia 19.

Diante da situação, o gerente orientou a empresária a registrar um boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil de Concórdia. A Polícia Civil está investigando o caso e alerta para que os cidadãos fiquem atentos a tentativas de fraude e sempre verifiquem a identidade de quem entra em contato por telefone, especialmente quando solicitado informações sensíveis ou sigilosas. 

Fonte: Rádio Rural

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