Digite no mínimo 3 caracteres!
Comunidade

Família encontra nova esperança no México: tratamento inovador pode mudar a vida de Francisco, criança com paralisia cerebral grave

A família é de Ponte Serrada e agora conta com a solidariedade das pessoas para lutar pelo tratamento.

Por: Alessandra de Oliveira
17/04/2025 15h29 - Atualizado há 3 semanas
Família encontra nova esperança no México: tratamento inovador pode mudar a vida de Francisco, criança com paralisia cerebral grave

Francisco é um menino com paralisia cerebral grave. Ele não anda, não fala, tem baixa visão e convive diariamente com a rigidez causada pela espasticidade muscular. Mas apesar dos inúmeros desafios, sua família encontrou uma nova esperança na cidade de Monterrey, no México

Segundo a mãe de Francisco, Maria Laura Oltramari, após a família assistir ao filme “Os dois hemisférios de Lucca” conheceram o Cytotron, uma tecnologia revolucionária que utiliza campos eletromagnéticos para promover regeneração celular, e que já mostrou resultados promissores em condições neurológicas semelhantes à de Francisco.

Início da jornada

A busca começou no início de fevereiro. Maria entrou em contato com a clínica NeuroCytonix, responsável pelo tratamento. Após preencherem formulários, enviarem exames e passarem por uma chamada de vídeo com o médico responsável, veio a boa notícia: Francisco foi considerado elegível para o tratamento.

“Eles tiraram todas as nossas dúvidas e nós também perguntamos tudo o que queríamos saber. Depois, o caso foi analisado por uma equipe de neurologistas da clínica, e aí recebemos o e-mail confirmando que ele pode fazer o tratamento”, contou Maria.

A família é de Ponte Serrada e agora conta com a solidariedade das pessoas para lutar pelo tratamento. 

O tratamento

O protocolo do Cytotron dura 28 dias, com sessões de uma hora por dia. Além disso, a clínica pede mais quatro dias — dois antes e dois depois — para a realização de exames comparativos, permitindo avaliar com precisão os resultados. A família estima permanecer cerca de 35 dias em Monterrey.

É importante destacar que o Cytotron ainda não está disponível em outros países além do México e o tratamento custa 35 mil dólares (mais de 200 mil reais). A tecnologia é nova e ainda está em fase de estudos para que, no futuro, possa ser oferecida em mais lugares. Mas os resultados já observados dão esperança para quem, como Francisco, vive as limitações impostas por condições neurológicas severas.

Mais qualidade de vida, qualquer que seja o avanço

Maria é realista e sabe que não voltará do México com o filho andando ou falando fluentemente. Mas, para ela, qualquer avanço já será uma vitória gigante.

“Se ele conseguir mostrar onde sente dor, se está com fome ou sede, frio ou calor... isso já é muito pra gente. Ele é extremamente rígido por causa da espasticidade. Só de melhorar isso já ajuda demais, porque já está difícil até trocar de roupa, dobrar os bracinhos e perninhas”, explica.

Depois do tratamento, Francisco ainda precisará de muita estimulação e terapias complementares, como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, hidroterapia, equoterapia, entre outras. O Cytotron será mais um passo nessa longa caminhada que só quem tem um filho atípico consegue compreender.

Como ajudar

A família está arrecadando fundos para custear a viagem, o tratamento e a estadia no México. Estão aceitando doações via Pix, além de contribuições para a realização de rifas solidárias.

Chave Pix: 49998130993

Titular: Maria Laura Oltramari (mãe de Francisco)

Além disso, há também uma rifa (COMPRE AQUI) e uma vaquinha online (ACESSE AQUI) disponíveis para quem puder ajudar a família a arrecadar o valor. Até essa quinta-feira (17), Francisco já conta com pouco mais de R$ 38 mil recebidos, valor que ainda está longe da meta. 

“Francisco é aceito exatamente como ele é. Mas se pudermos dar a ele um pouco mais de qualidade de vida, de autonomia... seria um sonho realizado”, finaliza Maria.

Para quem deseja acompanhar um pouco da rotina do Francisco e também o andamento das arrecadações, a mãe está compartilhando tudo por meio do seu perfil no Instagram @marialauraoltramari.

Veja também

VÍDEO: já tem prateleira ficando vazia no Econômico Atacadão em neste Dia E

As ofertas seguem até as 21h em todos os setores, ainda dá tempo de aproveitar!

Microexplosão deixa dois mortos e causa destruição no Oeste de SC

Fenômeno, que provoca ventos extremamente fortes com rajadas entre 80 e 100 km/h, causou duas mortes

Temporais causam quedas de árvores e deixam milhares de pessoas sem energia na região de Xanxerê

Duas vias foram interditadas e mais de 2.400 unidades consumidoras ficaram sem fornecimento de energia elétrica

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.