Digite no mínimo 3 caracteres!
Polícia
CÂMARA XXE 0.04 A 14.04 - SESSOES ABRIL 2025

GAECO cumpre mandados em desdobramento da 1ª Fase da Operação Sodalitas Finis no combate às organizações criminosas

A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão na região de Chapecó visando desarticular uma organização criminosa.

Por: Alessandra de Oliveira
16/04/2025 13h51 - Atualizado há um semana
GAECO cumpre mandados em desdobramento da 1ª Fase da Operação Sodalitas Finis no combate às organizações criminosas

Na manhã desta quarta-feira (16), em apoio a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou ação em razão de desdobramentos da 1ª Fase da Operação "Sodalitas Finis" (deflagrada em 22/08/2023). Na continuidade das investigações, o GAECO cumpriu três mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

As ordens judiciais estão sendo cumpridas na cidade de Chapecó por integrantes do GAECO e contam com o apoio externo da Polícia Civil e Polícia Militar. 

A Operação "Sodalitas Finis" tem como principal objetivo desarticular as atividades de uma organização criminosa que atua tanto na cidade e região de Chapecó, além de outros municípios do Estado. 

Relembre 

A primeira fase da operação "Sodalitas Finis" foi deflagrada na data de 22 de agosto de 2023 com o cumprimento de 97 mandados de busca e apreensão e 79 mandados de prisão preventiva. Naquela oportunidade as ordens foram cumpridas nas cidades de Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Águas de Chapecó, Campos Novos, Catanduvas, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Joaçaba, Caçador, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Lages, Ponte Alta, Penha, Tubarão, Venancio Aires/RS e Lajeado/RS. 

Ao total, em suas quatro fases e seus desdobramentos, a operação já resultou na prisão de 172 pessoas. A Operação "Sodalitas Finis" é desfecho de meses de investigação unindo esforços de diversas unidades de segurança do Estado sendo uma resposta clara e direta contra as atividades do crime organizado. 

A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas. 

Operação Sodalitas Finis 

O nome "Sodalitas Finis", ou "o fim do grupo" em tradução livre, foi escolhido em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Motociclista fica ferido após queda em rodovia do Oeste

Após os primeiros atendimentos no local, os socorristas realizaram a imobilização da vítima com colar cervical e maca rígida

Família escapa de incêndio que destrói residência no Oeste

Duas pessoas estavam na casa no momento do incêndio, mas conseguiram sair a tempo

Homem que abusou das sobrinhas da esposa é preso em bar no Oeste

Segundo as autoridades, os crimes ocorreram em agosto de 2022

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.