Digite no mínimo 3 caracteres!
Cotidiano

Lobo-guará adotado como cachorro por engano vai para zoológico de SC

Os tutores começaram a duvidar da espécie à medida que o animal crescia e mudava a aparência

Por: João Victor Araujo
15/03/2023 16h17 - Atualizado há um ano
Lobo-guará adotado como cachorro por engano vai para zoológico de SC

Um lobo-guará, espécie ameaçada de extinção, foi acolhido em um zoológico de Pomerode, no Vale do Itajaí em Santa Catarina, após ser adotado por engano e criado como cachorro pela família que o tirou das ruas.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

Ele viveu e brincou durante cerca de quatro meses na casa dos mineiros.

Os tutores começaram a duvidar da espécie à medida que o animal crescia e mudava a aparência, ficando com as pernas e orelhas compridas demais. Eles buscaram informações com órgãos ambientais, que confirmaram se tratar de um animal silvestre, que não pode ser domesticado.

O lobo-guará precisou ser recolhido e, desde o começo do ano, está no Zoo Pomerode, em Santa Catarina.

Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Cássio de Sousa Borges, destaca que a espécie está ameaçada de extinção.

“Além do motivo legal, existe a motivação ecológica. Ele mantém seus instintos de vida silvestre e pode, ainda que sem intenção, causar algum tipo de reação", acrescentou.

Vida nova
Segundo a equipe do zoológico, o lobo-guará agora vive em um espaço com árvores frutíferas, arbustos, toca, lago e outros elementos da natureza (veja foto acima).

O animal tem um cronograma de atividades recreativas que estimulam seus institutos e é acompanhando por veterinários especializados no atendimento de espécies ameaçadas de extinção ou retiradas de situações de risco.

Fonte: g1.com

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Santa Catarina teve mais de 20 cidades que viveram mais de 70 dias de calor extremo em 2024

Levantamento mostra que municípios catarinenses passaram mais de dois meses com temperaturas acima das máximas que estavam acostumadas

Obra causa deslocamento de adutora da Casan e afeta abastecimento de água em Chapecó

Previsão de normalização total do abastecimento é para a madrugada do domingo (02)

Ruas no entorno do Estádio Municipal serão bloqueadas na quarta-feira (29)

Os bloqueios terão início às 16h, com liberação prevista para às 00h do dia 30 de janeiro

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.