Digite no mínimo 3 caracteres!
Cotidiano

Maior Superlua do ano aparece no céu nesta quinta (17)

Fenômeno acontece pela terceira vez consecutiva neste ano – mas não será a última

Por: Alessandra de Oliveira
17/10/2024 15h53 - Atualizado há 2 meses
Superlua no horizonte vista da cidade de Contagem, na Grande Belo Horizonte, em agosto de 2023. Foto: Fábio Barros/Agência Estado
Superlua no horizonte vista da cidade de Contagem, na Grande Belo Horizonte, em agosto de 2023. Foto: Fábio Barros/Agência Estado

A maior Superlua de 2024 deve brilhar no céu noturno desta quinta-feira (17), marcando a terceira vez que veremos o fenômeno neste ano – mas não a última.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

No Brasil, a Lua deve nascer no horizonte na direção leste pouco após às 18h30 (horário de Brasília) na quinta-feira.

As Superluas ocorrem quando uma Lua cheia coincide com o momento em que o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu), já que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico.

Embora existam definições diferentes para isso, uma Lua cheia que está pelo menos 90% no perigeu já costuma ser considerada uma Superlua. O nosso satélite pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante no perigeu do que quando está em seu ponto mais distante do planeta, conhecido como o apogeu.

Durante cada órbita de 27 dias ao redor da Terra, a Lua atinge o perigeu quando está a cerca de 363.300 km da Terra e o apogeu quando está a cerca de 405.500 km do nosso planeta. No entanto, a distância exata desses pontos varia, e algumas Superluas podem chegar mais próximas que outras.

O fenômeno ocorre de três a quatro vezes por ano, sempre de maneira consecutiva.

Já observamos duas Superluas, em agosto e setembro. Além do fenômeno desta quinta, ainda poderemos testemunhar mais uma em 15 de novembro.

Fonte: CNN

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Primeiro bebê de nascido no Hospital Regional do Oeste em 2025 é recebido com alegria

Vitor Emanuel Martins Correa veio ao mundo no dia 1º de janeiro, às 11h16, pesando 3750 kg

Virada de ano no Oeste ou na praia?

Hora de compartilhar o que você prefere

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.