Digite no mínimo 3 caracteres!
Educação

Ministério Público tenta derrubar leis de ensino domiciliar em Chapecó e SC

MP entrou com ação de inconstitucionalidade questionando regras

Por: Canal Ideal
17/11/2021 11h52 - Atualizado há 2 anos
Foto: Ilustração / Unplash
Foto: Ilustração / Unplash

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)  ingressou com uma ação questionando a lei que autoriza o ensino domiciliar em Santa Catarina, sancionada pelo governador Carlos Moisés no início deste mês. O órgão também apresentou uma ação contra a lei que instituiu o homeschooling em Chapecó, a primeira a entrar em vigor no estado. As informações são da colunista Dagmara Spautz do NSC Total.

O MPSC justificou a ação apontando o entendimento de que cabe à União legislar sobre o assunto e não aos estados e municípios. Ainda em agosto, enquanto a proposta era discutida pela Assembleia Legislativa, um parecer do MPSC apontou que embora o STF tenha decidido que o ensino domiciliar não seja inconstitucional no Brasil, a prática depende de regulamentação federal.

O Conselho Nacional dos Procuradores Gerais já havia se manifestado em outra oportunidade reforçando a competência da União sobre o tema, que envolve mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD), que competem a ela.

A ação do MPSC já tramita no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A relatoria é da desembargadora Maria do Rocio Santa Ritta, que não tem prazo para se manifestar.
 

Veja também

Alunos, de escola em Xanxerê, constroem foguete de sucatas

Atividade faz parte da etapa preparatória para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Oeste é a região que mais aderiu à greve dos professores, aponta Sinte

O movimento é organizo pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC)

VÍDEO: greve dos professores em toda SC inicia nesta terça-feira (23)

Docentes pedem um novo plano de carreira. Governo pediu 60 dias para uma resposta

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.