Digite no mínimo 3 caracteres!
Comunidade

Morre professora e historiadora Eli Maria Bellani

Ela estava internada em Florianópolis devido a um AVC

Por: Cristine Maraga
20/06/2022 14h01 - Atualizado há 2 anos
Foto: Rodrigo Scandolara
Foto: Rodrigo Scandolara

Morreu nesta segunda-feira (20), a professora e historiadora Eli Maria Bellani. Eli tinha 76 anos e estava internada desde o dia 11 de junho no hospital da Bahia Sul, em Florianópolis, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Conheça um pouco da história dela

Chapecoense de coração, Eli Bellani era natural de Concórdia (SC). Filha de Pierina Marafon Bellani e Gentil Bellani, mudou-se para Chapecó com os pais e avô materno no início da década de 50.

Foi aluna do Colégio Bom Pastor, das Irmãs Franciscanas, onde concluiu o magistério no Colégio Coração de Jesus, em Florianópolis. Na Capital, cursou Licenciatura e Mestrado em História na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Com sete livros publicados, Eli Maria Bellani acompanhou a evolução trabalhista, econômica e administrativa da cidade. A historiadora e professora havia recebido o título Cidadã Honorária pela Câmara de Vereadores de Chapecó no ano de 2012.

Entidades lamentam a perda 

A Associação Chapecoense de Futebol expressou pesar pelo falecimento de Eli Maria Bellani. Em nota o clube frisou que ela era uma torcedora e assídua frequentadora da Arena Condá. “Eli era conselheira e foi uma das primeiras sócias da agremiação, deixando um legado de respeito e incondicional lealdade pela instituição alviverde”, afirmaram.

A Prefeitura de Chapecó também emitiu uma nota de pesar frisando a importância da historiadora para o município. “Eli Bellani teve grande contribuição para a educação em Chapecó e região. Foi docente da Fundeste, depois da Unochapecó e mestre em História pela UFFS. Foi autora de sete livros que retratam a história da região, política e futebol”. 

A Unochapecó declarou em nota que Eli impactou muitas vidas na comunidade acadêmica em sua caminhada na instituição de 1974 a 2020. “A historiadora e professora Eli Maria Bellani foi uma figura importante na história da Fundeste/Unochapecó. Sua vontade imensurável de ensinar e fomentar o conhecimento, e sua dedicação à história de Chapecó, foram essenciais para transformar o Ensino Superior em toda a região”.

Veja também

Projeto de acessibilidade de Chapecó premiado nacionalmente é apresentado na Prefeitura

A iniciativa, voltada a pessoas com deficiência visual, conquistou o terceiro lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Papa Leão XIV faz apelo por paz em seu primeiro discurso e homenageia Francisco: “Ajudem a construir pontes”

O discurso foi finalizado com a oração da Ave Maria, em clima de emoção e esperança

Confiança do consumidor segue em queda e consumo para o Dia das Mães será moderado em Chapecó

Em sua quinta edição, o estudo revela uma queda de 0,49% no índice geral

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.