Com registro de ventos de mais de 60 km/h, diversos municípios da região Oeste de Santa Catarina tiveram danos em residências e estabelecimentos comerciais durante o vendaval seguido de temporal desta sexta-feira, dia 20. Em Água Doce, no Meio-Oeste, a velocidade do vento alcançou 90 km/h.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Conforme a Defesa Civil, a chuva foi concentrada, em curto espaço de tempo, com acumulados maiores em Ponte Serrada (45mm); Xanxerê (40mm); Galvão (37,4mm); e Xaxim com (35,4mm), no período de 6 horas, conforme dados das estações meteorológicas e pluviômetros dos municípios.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, cerca de 8.439 unidades consumidoras ficaram sem energia. No Oeste, as cidades mais afetadas foram Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipuaçu, Ponte Serrada, Vargeão e Xanxerê.
Em sete municípios, houve mais danos em razão do mau tempo. Entre eles estão:
Ponte Serrada: Parte da estrutura do Centro de Eventos da linha Rio do Mato desabou. Conforme informações, o telhado caiu sobre o campo de futebol do local, assista no vídeo abaixo.
São Domingos: Danos em uma casa no interior do município e queda de árvore na SC-480, com obstrução da via.
Vargeão: Queda de árvore na BR-282, com obstrução parcial da via, danos em cabos elétricos, de comunicação, telefonia e internet em todo o município, destelhamento de residências.
Ipuaçu: Danos e destelhamento em cinco residências.
Galvão: No Centro da cidade, uma residência e um comércio atingidos pelo vendaval. No interior, danos de maior intensidade com morte de gado em propriedades. Equipes continuam em levantamento.
Faxinal dos Guedes: Três residências e a creche municipal tiveram danos em telhados. Uma escola municipal teve aulas suspensas à tarde, voltando ao normal na segunda-feira. Uma casa também foi atingida por um raio, mas não havia ninguém no local.
Novo Horizonte: Uma residência localizada na linha Plataneia ficou destruída após a queda de um eucalipto. Não houve feridos.
Apoio
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina continua em monitoramento da condição das chuvas, em razão da passagem de uma frente fria pela região.
É importante acompanhar diariamente os boletins e avisos emitidos pela Defesa Civil, que constantemente faz atualizações da previsão do tempo. Para receber sms com alertas e boletins, envie uma mensagem com seu CEP para o número 40199. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199.
Fonte: Oeste Mais
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.