Oliveiras centenárias são apreendidas pela Receita Federal em Santa Catarina
Árvores vinham da Argentina, com documentos fiscais falsos, e podem valer até R$ 100 mil cada.
Por: Redação
27/03/2025 20h01 - Atualizado há 4 dias
Foto: Receita Federal
Equipes de vigilância e repressão da Receita Federal em Dionísio Cerqueira apreenderam, em ação conjunta com o BPFron, em Santo Antônio do Sudoeste, seis oliveiras centenárias. A ação ocorreu nesta quarta-feira (26), e as árvores eram provenientes da Argentina.
O valor comercial das oliveiras pode chegar a 100 mil reais cada. O valor total da apreensão chegou a cerca de 800 mil reais, considerando o caminhão.
Os servidores observaram em um posto de combustível um caminhoneiro tratando com uma pessoa que estava em uma caminhonete com placas argentinas. Em acompanhamento, verificou-se que o veículo adentrou uma pedreira desativada na linha de fronteira, permanecendo no local por toda a tarde.
A equipe então solicitou ao BPFron que realizasse a abordagem caso avistasse o caminhão. Perto da meia-noite o caminhão foi interceptado, no trevo de acesso à cidade de Santo Antonio do Sudoeste, onde constatou-se que se tratava de oliveiras. A importação deste tipo de mercadoria sujeita-se à anuência do Mapa.
O motorista do caminhão apresentou uma nota fiscal com fortes indícios de inidoneidade, mencionando que o produto havia sido carregado na região metropolitana de Porto Alegre e tinha como destino a região metropolitana de Belo Horizonte.
Esta foi a segunda apreensão deste tipo neste ano e é fruto da cooperação entre a Receia Federal e as forças de segurança da região.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
O veículo era conduzido por um homem de 35 anos que estava consciente e orientado
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.