A Prefeitura de Chapecó realizou na manhã desta terça-feira (20) a Operação Mão Amiga – Fase Acolhida, com o objetivo de encaminhar pessoas em situação de rua para a nova Unidade de Acolhimento Acolher Amigo, localizada na Linha Tafona, no interior do município. Ao todo, 50 pessoas foram recolhidas das ruas e da Casa de Passagem e levadas para o novo espaço, que oferece estrutura completa de acolhimento, capacitação e assistência social.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
A ação, coordenada pessoalmente pelo prefeito João Rodrigues, contou com a participação de cerca de 50 agentes, sendo 20 da Guarda Municipal, além de integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, SAER, Secretarias Municipais, e o Conselho de Segurança do Município. O vice-prefeito Valmor Scolari, o secretário de Segurança Pública Clóvis Ari Leuze, e o secretário da Família e Proteção Social Luciano Hüning também acompanharam a operação, que começou às 6h da manhã.
Acolhimento e recomeço
O prefeito João Rodrigues destacou que a iniciativa representa uma nova etapa no enfrentamento à situação de rua no município.
“Hoje inicia um novo processo, com nossas equipes e apoio das Forças de Segurança, em que vamos zerar a população de rua de Chapecó. Todos serão encaminhados para tratamento, internamento ou capacitação profissional. Nosso objetivo é oferecer dignidade às pessoas e melhorar a segurança nas ruas”, afirmou o prefeito.
As equipes foram divididas em quatro frentes de atuação: uma delas se concentrou na Casa de Passagem, onde 14 pessoas foram encaminhadas ao novo endereço; outras foram até a Área Verde do bairro Efapi, região dos motéis, e bairro São Pedro. Das 55 pessoas em situação de rua mapeadas previamente, 50 foram localizadas durante a ação.
Durante a operação, um caso de solicitação de internamento involuntário foi registrado por uma mãe, preocupada com o filho envolvido com drogas e em situação de violência doméstica. A população acompanhou e elogiou a ação, que utilizou motos, viaturas, ônibus e micro-ônibus no deslocamento.
Estrutura e atividades
A nova unidade de acolhimento conta com uma área de 20 mil metros quadrados e oferece estrutura com dormitórios, banheiros, cozinha, área de lazer, horta, campo, piscina e espaços para cursos profissionalizantes. Entre as capacitações previstas estão: construção civil, cabeleireiro, serigrafia e mecânica.
Os acolhidos receberam café da manhã ao chegar e passaram por triagem médica. Segundo a diretora de Acolhimento e Apoio a Dependentes, Paula Gai, uma pessoa foi internada involuntariamente, uma foi levada para a casa da família em Xanxerê, e três retornaram para suas famílias em Chapecó. Os demais permanecerão voluntariamente no local.
Resultados do programa
Desde o início da Operação Mão Amiga, em 2022, já foram atendidas 567 pessoas em situação de rua em Chapecó. Do total:
- 240 conseguiram se reintegrar ao mercado de trabalho e à convivência familiar;
- 50 retornaram para suas famílias em outros municípios;
- 81 estão em comunidades terapêuticas;
- 5 seguem em clínicas de desintoxicação;
- 5 em residenciais terapêuticos;
- 1 está sob acolhimento familiar.
A Prefeitura reforça que a iniciativa não é apenas uma ação de remoção, mas um processo de recuperação, reintegração e dignidade.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.