Digite no mínimo 3 caracteres!
Educação

Parque construído a partir de pneus proporciona aprendizagem e diversão à Educação Infantil da EMEB Vista Alegre

A experiência, inovadora nas escolas e CEMEIs da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê, visa possibilitar interações em espaços externos

Por: Alessandra de Oliveira
19/04/2024 09h38 - Atualizado há um mês
Parque construído a partir de pneus proporciona aprendizagem e diversão à Educação Infantil da EMEB Vista Alegre

No intuito de garantir os direitos de aprendizagem, principalmente às crianças da Educação Infantil, a EMEB Vista Alegre, construiu em seu espaço um parque a partir de pneus usados. A experiência, inovadora nas escolas e CEMEIs da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê, visa possibilitar interações em espaços externos, qualificando as aprendizagens. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

O colorido do local, o espaço aberto e a grama verdinha são convidativos para explorar, brincar e conviver entre colegas. Segundo a professora Daiane Cantoni de Quadros, a tecnologia está chegando muito cedo na casa das pessoas e as crianças têm passado muito tempo em frente às telas, deixando de desenvolver a mobilidade física e o interesse pelas brincadeiras e exploração de ambientes. 

- Há tempos pensávamos em ocupar o espaço de forma efetiva para agregar os direitos de aprendizagem que fazem parte do currículo da Educação Infantil. Com a colaboração da APP e do Conselho Escolar, hoje isso é uma realidade.

A diretora da Unidade Escolar, Melânia Fiorentin, explica que a escola já contava com dois parques infantis, fornecidos e organizados pela Administração Municipal para atender a demanda, que é de aproximadamente 380 alunos, mas que o parque de pneus é muito atrativo para as crianças, por ser algo diferente. 

- A ideia surgiu pelo fato de que a escola possui um amplo espaço externo, com possibilidades de exploração e ampliação. A estrutura não é estanque e estamos estudando a aquisição de novos brinquedos para ampliar ainda mais o espaço.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Unoesc Xanxerê inicia as atividades da sexta turma da Universidade da Melhor Idade

A turma é composta por 50 alunos provenientes dos municípios de Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Lajeado Grande, Xanxerê e Xavantina

VÍDEO: La Salle Agro lança 5ª edição de livro com artigos de alunos e professores

A cerimônia aconteceu na noite desta sexta-feira (17) em Xanxerê

Professores suspendem a greve por 60 dias para negociar com o Governo do Estado; confira as reinvindicações

A determinação ocorreu após 15 dias de paralisação em um encontro realizado na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.