Digite no mínimo 3 caracteres!
Política

PL elege o maior número de prefeitos em SC; PSDB e PT têm quedas significativas

Dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Por: João Victor Araujo
08/10/2024 11h09 - Atualizado há 2 meses
Foto: reprodução / g1.com
Foto: reprodução / g1.com

O fim do primeiro turno das eleições municipais trouxe um novo desenho para o mapa político de Santa Catarina. Enquanto o partido do atual governador Jorginho Mello (PL) saiu fortalecido, outras siglas consideradas tradicionais, como MDB e PSDB, tiveram queda significativa na quantidade de nomes a frente das 295 prefeituras catarinenses.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PL foi a legenda que mais fez prefeitos no Estado, com 90 prefeituras, sendo três das dez maiores: Blumenau, Itajaí e Palhoça. Ao comparar com 2020, o crescimento foi de 221,42% — naquele ano, o partido fez 28 chefes do executivo. 

Em seguida, vem o MDB com 70 nomes. No entanto, o partido, que é um dos mais tradicionais do Estado, teve uma queda de 27% no número de prefeituras ao comparar com o resultado de 2020. Naquele ano, foram 96 cidades — a maior quantidade em Santa Catarina.

Por fim, o terceiro partido com o maior número de prefeituras em 2024 é o PP, com 53, uma a mais que em 2020, quando foram 52. Já o PSD, que terminou com 41 prefeituras, garantiu a vitória de candidatos em quatro das 10 maiores prefeituras do Estado: Florianópolis, São José, Chapecó e Criciúma.

PSDB e PT tiveram as maiores quedas

O maior “perdedor” das eleições municipais em Santa Catarina foi o PSDB. O partido, que em 2020 elegeu 32 prefeitos, terminou o domingo com apenas 13 nomes — uma queda de 59,38%. Outro que teve uma perda significativa no número de chefes do executivo foi o PT, que caiu de 11 para sete prefeituras.

Além disso, três partidos, que tinham eleito nomes em 2020, saíram zerados no primeiro turno em Santa Catarina: PDT (tinha três prefeituras em 2020), PSB (tinha uma em 2020) e PSC (tinha uma em 2020).

Já PSL, DEM e Patriota, que tinham respectivamente 13, sete e uma prefeitura, não aparecem com prefeitos eleitos, já que as siglas se fundiram com outros partidos. Os dois primeiros, por exemplo, viraram o União Brasil, que elegeu nove prefeitos em Santa Catarina no pleito de 2024.

Fonte: NSC

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Vereadores aprovam homenagem aos 50 anos da Apae de Xanxerê

Além disso, foram debatidas outras diversas pautas pertinentes ao município

Distribuição gratuita de maconha medicinal vai à votação em Santa Catarina

Projeto de Lei foi aprovado pela comissão de Constituição e Justiça após emenda no texto, que pede prescrição médica para distribuição

Fim do ‘6x1’? Deputados tentam emplacar PEC para reduzir jornada de trabalho

Texto ainda não é oficialmente uma PEC, mas tem movimentado debate público

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.