Digite no mínimo 3 caracteres!
Política

PL elege o maior número de prefeitos em SC; PSDB e PT têm quedas significativas

Dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Por: João Victor Araujo
08/10/2024 11h09 - Atualizado há um mês
Foto: reprodução / g1.com
Foto: reprodução / g1.com

O fim do primeiro turno das eleições municipais trouxe um novo desenho para o mapa político de Santa Catarina. Enquanto o partido do atual governador Jorginho Mello (PL) saiu fortalecido, outras siglas consideradas tradicionais, como MDB e PSDB, tiveram queda significativa na quantidade de nomes a frente das 295 prefeituras catarinenses.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PL foi a legenda que mais fez prefeitos no Estado, com 90 prefeituras, sendo três das dez maiores: Blumenau, Itajaí e Palhoça. Ao comparar com 2020, o crescimento foi de 221,42% — naquele ano, o partido fez 28 chefes do executivo. 

Em seguida, vem o MDB com 70 nomes. No entanto, o partido, que é um dos mais tradicionais do Estado, teve uma queda de 27% no número de prefeituras ao comparar com o resultado de 2020. Naquele ano, foram 96 cidades — a maior quantidade em Santa Catarina.

Por fim, o terceiro partido com o maior número de prefeituras em 2024 é o PP, com 53, uma a mais que em 2020, quando foram 52. Já o PSD, que terminou com 41 prefeituras, garantiu a vitória de candidatos em quatro das 10 maiores prefeituras do Estado: Florianópolis, São José, Chapecó e Criciúma.

PSDB e PT tiveram as maiores quedas

O maior “perdedor” das eleições municipais em Santa Catarina foi o PSDB. O partido, que em 2020 elegeu 32 prefeitos, terminou o domingo com apenas 13 nomes — uma queda de 59,38%. Outro que teve uma perda significativa no número de chefes do executivo foi o PT, que caiu de 11 para sete prefeituras.

Além disso, três partidos, que tinham eleito nomes em 2020, saíram zerados no primeiro turno em Santa Catarina: PDT (tinha três prefeituras em 2020), PSB (tinha uma em 2020) e PSC (tinha uma em 2020).

Já PSL, DEM e Patriota, que tinham respectivamente 13, sete e uma prefeitura, não aparecem com prefeitos eleitos, já que as siglas se fundiram com outros partidos. Os dois primeiros, por exemplo, viraram o União Brasil, que elegeu nove prefeitos em Santa Catarina no pleito de 2024.

Fonte: NSC

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Fim do ‘6x1’? Deputados tentam emplacar PEC para reduzir jornada de trabalho

Texto ainda não é oficialmente uma PEC, mas tem movimentado debate público

PL para proibir uso de drones em rodovias de SC é aprovado pela CCJ

A proposta segue para tramitação nas próximas etapas legislativas.

Trump é eleito presidente dos EUA, aponta projeção da Associated Press

A projeção do resultado feita por estatísticos a serviço de institutos e meios de comunicação não é oficial, mas é aceita pelos americanos

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.