Polícia Ambiental flagra poluição hídrica em rios de Chapecó; empresas são autuadas por dano ambiental
A ação ocorreu após denúncias de moradores sobre mortandade de peixes e adoecimento de animais
Por: Canal Ideal
23/04/2025 17h43 - Atualizado há 8 horas
Foto: Polícia Militar Ambiental
A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMA), por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Chapecó, identificou, no final de janeiro, duas empresas responsáveis por poluir rios na região do Distrito de Marechal Bormann. A ação ocorreu após denúncias de moradores sobre mortandade de peixes e adoecimento de animais que utilizavam a água para dessedentação.
Durante diligências, os policiais ambientais localizaram os focos de poluição na Linha Serrinha. Uma das empresas foi flagrada lançando efluentes sem tratamento no Lajeado Serrinha. Já a outra apresentava vazamentos de tanques de óleo, que atingiam o Lajeado Bormann. Ambos os cursos d’água deságuam no Rio Lajeado Carneiro, que estava sendo diretamente impactado pela contaminação.
Coletas de água foram realizadas nos pontos de descarte e enviadas para análise laboratorial. Os resultados confirmaram a poluição hídrica, potencial causa da morte de peixes e prejuízos à fauna local.
Diante da gravidade da situação, a Polícia Militar Ambiental determinou a imediata interdição do lançamento de efluentes e aplicou autuações por infração ambiental. Os documentos e laudos serão encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para providências legais.
A PMA reforça o papel da população em denunciar crimes ambientais e destaca a importância da preservação dos recursos naturais da região Oeste.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
As causas do acidente não foram informadas até o momento
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.