Digite no mínimo 3 caracteres!
Polícia

Polícia Civil notifica propriedade rural de Xanxerê por crimes ambientais

A ação foi motivada por denúncias de negligência ao bem-estar animal e a contaminação de recursos hídricos

Por: João Victor Araujo
08/12/2023 14h41 - Atualizado há 2 meses

Nesta quinta-feira (07),  a Polícia Civil, por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO), juntamente com a CIDASC e a Polícia Militar Ambiental de Chapecó, realizou fiscalização sanitária no Acampamento Marcelino Chiarello em Xanxerê.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

A ação foi motivada por denúncias de negligência ao bem-estar animal, contaminação de recursos hídricos pela criação de suínos e introdução de rebanhos em propriedades vizinhas.

No local os profissionais vistoriaram aproximadamente 39 bovinos, 90 suínos, 32 caprinos e algumas aves, identificando diversas incompatibilidades sanitárias: 

  • Ausência de brinco de identificação e comprovação de origem; 
  • Divergência da quantidade de animais com o cadastro;  
  • Trânsito irregular de animais entre as propriedades (ausência de GTA); 
  • Superlotação de animais considerando o tamanho da propriedade. 

Alguns desses animais foram encontrados em lavouras vizinhas, ao passo que outros estavam soltos nas estradas rurais.

Foi constatada também a prática de crime ambiental. Flagrou-se a criação de suínos (soltos, amarrados e em chiqueiros) ao lado de córrego, desrespeitando área de preservação permanente e com alto risco de poluição do recurso hídrico.

Os proprietários foram notificados administrativamente por infração às normas sanitárias e, além da aplicação de multas, será instaurado procedimento policial para apurar a prática de crime ambiental.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Motorista morre, após caminhão se dividir em dois, em capotamento na BR-282, no Oeste

Corpo de Bombeiros encontrou a vítima já sem vida presa às ferragens. Caso aconteceu em Saudades

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.