Digite no mínimo 3 caracteres!
Agro

Praga perigosa para lavouras gera alerta em Santa Catarina; entenda

A Cidasc iniciou uma operação para verificar e combater o 'caruru gigante'.

Por: João Victor Araujo
14/03/2024 17h29 - Atualizado há um mês
Embrapa/Pesquisas/Reprodução/ND
Embrapa/Pesquisas/Reprodução/ND

Com a crescente invasão de Amaranthus palmeri em alguns lugares do Brasil, a Cidasc acendeu o alerta e iniciou uma ação para evitar a entrada da praga em Santa Catarina. Essa praga perigosa é conhecida como caruru gigante e pode causar graves prejuízos para as lavouras infestadas.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Conforme a Cidasc, o objetivo é identificar as propriedades de risco do caruru gigante. O trabalho conta com os auxiliares operacionais agropecuários, que trabalham nos Postos de Fiscalização Agropecuária.

A planta é classificada como praga de difícil controle, cresce rápido e é extremamente agressiva. Ela se adapta com facilidade aos ambientes e condições climáticas, além de possuir resistência a alguns herbicidas.

O gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, Alexandre Mees, explicou que os transportadores das máquinas que fazem a colheita dos grãos também devem auxiliar nesse controle.

“Precisamos do apoio de quem transita em outros estados com máquinas agrícolas. Basta parar num posto de fiscalização para uma inspeção rápida e fornecer as informações solicitadas”, pontua Mees.

“Vale ressaltar que a vigilância visa prevenir a introdução de pragas em nosso estado, como, por exemplo, fungos, bactérias, insetos e plantas daninhas, que colocam em risco a sanidade dos pomares e lavouras”.

Fonte: ND+

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

VÍDEO: altos custos na produção do leite prejudicam a atividade, diz produtores

Além dos custos, outra preocupação é alta taxa de importação de países vizinhos

Governo do Estado sanciona Lei para manejo sustentável dos javalis

A medida foi aprovada nesta sexta-feira (15)

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.