Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça

Prefeito do Oeste é condenado por contratar mecânica sem licitação, no Oeste

O caso aconteceu em 2018. O empresário, proprietário da empresa, também foi condenado

Por: João Victor Araujo
29/11/2023 17h11 - Atualizado há um ano
Prefeito do Oeste é condenado por contratar mecânica sem licitação, no Oeste

Um prefeito de município localizado no Oeste de Santa Catarina e um empresário da mesma cidade, foram condenados ao pagamento de cinco vezes o valor da remuneração percebida pelo agente público em outubro de 2018, com correção monetária. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Além da multa individual, o empresário fica proibido de contratar com o poder público durante 20 meses. Eles responderam à ação por improbidade administrativa, já que o prefeito contratou, sem licitação, a mecânica do empresário para manutenção dos veículos do município.

De acordo com a denúncia, as compras de peças e consertos de máquinas pesadas vinculadas à Secretaria Municipal de Transportes e à Secretaria Municipal de Agricultura, nos anos de 2017 e 2018, somaram R$ 54.895,32 e R$ 59.239,68, respectivamente. Os serviços eram prestados aos poucos para não ultrapassar o limite legal estabelecido para compra direta. O prefeito foi condenado pelo mesmo motivo em ação que tramitou no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“[...] Uma vez determinado que era possível licitar o objeto das contratações diretas - ainda que alguns meses após o início do mandato - e que o prefeito tinha experiência na gestão pública, nada justifica que as dispensas de licitação tenham se estendido por quase dois anos, até o final de outubro de 2018, senão a vontade livre e consciente de frustrar, em ofensa à imparcialidade, o caráter concorrencial de procedimento licitatório”, considerou o magistrado.

Os réus podem recorrer da decisão. O processo tramita na comarca de Quilombo, que atende também às demandas judiciais de Irati. 

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Homem de 23 anos é detido após matar o próprio pai a facadas no interior de Chapecó

Após o crime, o homem fugiu para uma área de mata, onde passou a noite

Homem é preso após agredir e ameaçar companheira com facão em Chapecó

Mulher relatou que foi agredida e ameaçada com uma faca após uma discussão motivada pelo uso de drogas

MPSC pede internação psiquiátrica de mulher acusada de perseguir casal por cinco anos em SC

A perseguição teria começado há cerca de cinco anos após a acusada ter sido paciente do dentista, uma das vítimas

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.