Moradores, engenheiros, arquitetos e técnicos de obras de Abelardo Luz agora podem dar andamento aos seus pedidos sem necessidade de ir pessoalmente até o Departamento de Engenharia do município. A partir desta quarta-feira (07), a emissão de alvarás e habite-ses poderão ser solicitadas de maneira 100% online, sem a necessidade de deslocamento à prefeitura, espera em filas ou impressões em papel.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Com o objetivo de agilizar a tramitação de processos na cidade, a prefeitura implantou a Aprova, uma plataforma que moderniza o atendimento ao cidadão, substituindo o requerimento e a análise do servidor realizados de forma física e manual. A tecnologia vai ajudar a reduzir o prazo de análise e emissão de documentos.
Conforme o secretário de Administração, Aléssio Valandro, tem sido uma política adotada pelo Governo Municipal a implantação de sistemas online que visam facilitar o dia a dia dos abelardenses.
“Existe essa necessidade de agilizar processos que dependem do setor público e nós, enquanto gestores, temos que buscar soluções e implantar iniciativas que venham ao encontro desta necessidade. Tem sido uma marca desta Gestão a busca por soluções práticas e que modernizem o atendimento a população”, ressalta.
Para a arquiteta e urbanista do Município, Danieli Frozza, a implantação da Aprova é mais uma estratégia para agilizar a emissão de documentos, otimizar tempo, reduzir custos e aumentar a produtividade.
“Com a tramitação online todo o trabalho poderá ser feito do próprio escritório e assinado de forma digital. Os servidores responsáveis pela aprovação dos processos poderão analisar de forma mais detalhada com maior agilidade”, explica.
Ainda há processos em andamento que estão sendo analisados de forma manual, no entanto, as novas solicitações já devem ser realizadas no ambiente digital, dispensando a necessidade do cidadão se deslocar até o balcão da prefeitura ou fazer impressões de projetos para validação.
As etapas de um processo digital
Na prática, um processo digital funciona da seguinte forma:
Protocolo: moradores, engenheiros, arquitetos e responsáveis técnicos protocolam os pedidos online, do seu escritório ou residência, sem a necessidade de se deslocar até a prefeitura.
Análise: a prefeitura recebe o processo, analisa, encaminha, faz observações, aprova ou retorna ao solicitante, tudo de forma digital, sem impressões em papel.
Aprovação: uma vez aprovado, o sistema emite e permite a assinatura digital nos documentos. O requerente pode imprimir quantas vezes quiser, dispensando carimbos, pastas e arquivos físicos.
Como utilizar o sistema digital em Abelardo Luz
Para utilizar o sistema basta acessar o site da prefeitura e fazer o cadastro gratuito na plataforma, que também disponibiliza suporte técnico em horário comercial para auxiliar os usuários.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.