Digite no mínimo 3 caracteres!
Educação

Projeto da EMEB Nossa Senhora Aparecida traz a vivência do Goalball para os alunos

Atletas da equipe de Goalball da APADAVIX foram convidados para uma vivência prática com os alunos do turno matutino do 5º ao 9º ano

Por: Alessandra de Oliveira
20/09/2024 14h11 - Atualizado há um mês
Projeto da EMEB Nossa Senhora Aparecida traz a vivência do Goalball para os alunos

A EMEB Nossa Senhora Aparecida realizou um projeto de inclusão denominado “Goalball: Inclusão e Experiência na Escola". A professora de Educação Física, Karine de Bortoli, e a professora de Educação Especial, Patrícia Porto, mobilizaram os atletas da equipe de Goalball da APADAVIX, treinados pelo professor Jean Carlos Lemos, para uma vivência prática com os alunos do turno matutino do 5º ao 9º ano.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Segundo a professora Karine, a introdução do Goalball na escola reflete o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos. Como esporte paralímpico voltado para pessoas com deficiência visual, ele permite que os estudantes vivenciem novas realidades, estimulando a empatia e o respeito às diferenças. Vendados, os alunos desenvolvem outros sentidos e trabalham em equipe, promovendo cooperação e solidariedade. 

“Ao trazer essa prática, proporcionamos mais do que uma experiência esportiva, criamos oportunidades de aprendizado sobre inclusão e diversidade. Juntamente da Apadavix, os alunos vivenciaram uma manhã de grande importância e aprendizado no esporte”, relatou Karine. 

A exemplo da interação entre os estudantes que participaram, a aluna Sophia Vitória Rivas da Silva destacou que gostou muito de jogar Goalball, uma vez que essa prática esportiva promove a inclusão das pessoas com baixa visão ou cegos. Ela comentou, também, ter sentido dificuldade em jogar, sendo necessário silêncio e concentração para se guiar somente pelo barulho realizado pela bola. 

A diretora da EMEB Nossa Senhora Aparecida, Deonilde Balduíno, frisou estar impactada com a vivência, pois percebeu o engajamento de todos os alunos e professores neste evento singular de manifestação esportiva e cultural, além de salientar que a escola tem realizado várias iniciativas de inclusão e de respeito às diferenças. “Agradecemos aos membros da Apadavix que prontamente vieram até nossa escola.”, disse a diretora.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Unidades de Colégio Policial Militar abrem edital com 599 vagas em todo o Estado; há vagas disponíveis em Chapecó

As vagas serão divididas igualmente, com 50% destinadas a dependentes de militares estaduais de Santa Catarina e 50% ao público em geral

VÍDEO: Quem você escolheria para passar um dia todo sozinho?

A criançada foi rápida em responder durante o nosso PodKids com os alunos dos Expressivo

Rede Municipal de Ensino de Xanxerê inicia rematrículas no dia 17 de outubro

Horários serão das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.