Um projeto inovador de acessibilidade, desenvolvido por estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Chapecó, foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao prefeito João Rodrigues e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. A iniciativa, voltada a pessoas com deficiência visual, conquistou o terceiro lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada na Universidade de São Paulo (USP).
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
As autoras do projeto, Karoline Paula Coletti Gomes e Vitória Mucelini Vagner, acompanharam a apresentação junto com a diretora do campus, Sandra Agne. O dispositivo utiliza a tecnologia Arduino, uma placa de circuito programável de baixo custo, para oferecer maior autonomia e acessibilidade a deficientes visuais.
Durante o encontro, o prefeito João Rodrigues destacou o compromisso da gestão municipal com o incentivo à inovação tecnológica em benefício da população.
“Estamos desenvolvendo ações voltadas ao uso de tecnologias para melhorar a vida das pessoas. No mês passado, lançamos o programa Chapecó Inovadora, justamente para integrar o poder público com universidades, empresas e a sociedade”, afirmou.
Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodrigues, e o diretor de Incentivo ao Empreendedorismo e Turismo, Luiz Roberto Tillmann. A Administração Municipal demonstrou interesse em fortalecer parcerias com instituições de ensino para estimular novos projetos e soluções voltadas ao bem-estar social.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.