Digite no mínimo 3 caracteres!
Política

Projeto que facilita posse de armas será analisado pelo Plenário nesta terça-feira (27)

Um dos pontos mais debatidos do projeto é a liberação do funcionamento de clubes de tiro a menos de 1 km de instituições de ensino

Por: João Victor Araujo
27/08/2024 10h40 - Atualizado há 3 semanas
Foto: ilustração / arquivo
Foto: ilustração / arquivo

O Senado deve analisar nesta terça-feira (27) o projeto de decreto legislativo que facilita a posse e comercialização de armas de fogo e munição no Brasil. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

A proposta busca anular partes de um decreto assinado no ano passado pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva que restringiu a circulação de armas de fogo. Já apreciado pela Câmara dos Deputados, o texto, se aprovado pelos senadores, seguirá para a promulgação.

Um dos pontos mais debatidos do projeto é a liberação do funcionamento de clubes de tiro a menos de 1 km de instituições de ensino, como escolas e faculdades. O relator da matéria, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), argumenta que a competência para regulamentar a localização desses estabelecimentos é municipal.

“A medida invade a competência municipal e prejudica a segurança jurídica das entidades já estabelecidas, inviabilizando a continuidade de suas atividades, além de não ter qualquer justificativa técnica de melhoria da segurança pública”, diz o senador no relatório.

O texto também autoriza a comercialização de dispositivos atualmente restritos às Forças Armadas ou a pessoas autorizadas pelo Exército Brasileiro, como armas de gás comprimido e de ação por mola.

Atualmente, a aquisição desse tipo de material exige um certificado de registro para atirador desportivo. A proposta busca eliminar essa exigência, facilitando o acesso a esses dispositivos.

Com informações Agência Brasil 

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Confira quem são os candidatos a vereador da coligação com Martarello e Biasus

Ao todo 40 nomes foram escolhidos pelos partidos para as Eleições 2024

Miri será candidato a prefeito de Xanxerê, tendo Junior Boni como vice

Representantes dos partidos se reuniram na Câmara de Vereadores do município

Professor Alessandro anuncia desistência da pré-candidatura a prefeito de Xanxerê

Vereador alegou problemas de saúde. Na próxima segunda-feira (05) será realizada uma convenção do partido para a definição de um novo candidato

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.