Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça

Tribunal de SC abre apuração e afasta juíza que gritou com testemunha e o chamou de ‘Bocudo’

Magistrada Kismara Brustolin é alvo de procedimento apuratório de irregularidade

Por: Alessandra de Oliveira
29/11/2023 08h55 - Atualizado há um ano
A juíza Kismara Brustolin é substituta da Vara do Trabalho de Xanxerê. Foto: Reprodução/X
A juíza Kismara Brustolin é substituta da Vara do Trabalho de Xanxerê. Foto: Reprodução/X

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) decidiu suspender a juíza substituta Kismara Brustolin de realizar novas audiências após viralizarem imagens em que ela grita com uma testemunha durante sessão da Vara do Trabalho de Xanxerê. Representantes da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviaram ofício ao presidente da Corte para cobrar providências. A suspensão não impede Kismara de proferir sentenças e despachos pendentes.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Durante a audiência, realizada em 14 de novembro, a juíza chama a atenção da testemunha e exige ser chamada de "Excelência".

- Senhor Leandro, eu chamei sua atenção. O senhor tem que responder assim: 'O que a senhora deseja, Excelência?' - afirma a juíza, que cobra a testemunha, mais de uma vez, de repetir a frase.

Ao ouvir os apelos da magistrada, Leandro se diz confuso e fica em silêncio. Depois, pergunta se é obrigado a repetir a frase.

- O senhor não é obrigado. Mas, se o senhor não fizer isso, o seu depoimento termina por aqui e será totalmente desconsiderado - diz a juíza, antes de interromper novamente Leandro, que havia retomado o depoimento. - Para de falar. Bocudo.

Os moderadores o retiram da plataforma online. A juíza alega que a testemunha "faltou com a educação" e "não cumpriu com a urbanidade", por isso desconsideraria o depoimento dela.

Em nota, o tribunal afirmou que "a Presidência e a Corregedoria Regional do TRT-SC, em ato conjunto, decidiram pela imediata suspensão da realização de audiências pela magistrada, sem prejuízo do proferimento de sentenças e despachos que estejam pendentes, salvo recomendação médica em contrário".

A Corregedoria Regional irá instaurar procedimento apuratório de irregularidade. Ainda de acordo com o TRT-SC, a suspensão da juíza Kismara Brustolin deverá ser mantida "até a conclusão do procedimento apuratório de irregularidade ou eventual verificação de incapacidade da magistrada, com o seu integral afastamento médico".

A OAB-SC disse que vai acompanhar e apurar o caso. "Nós, advogados e advogadas, partes e testemunhas devemos ser respeitados em todas as hipóteses e circunstâncias, sem elevação de tom, falas agressivas ou qualquer outro ato que viole nossas prerrogativas e nosso exercício da profissão", afirmou a presidente da seccional, Cláudia Prudêncio, em nota.

Fonte: O Globo

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Homem é preso após agredir e ameaçar companheira com facão em Chapecó

Mulher relatou que foi agredida e ameaçada com uma faca após uma discussão motivada pelo uso de drogas

MPSC pede internação psiquiátrica de mulher acusada de perseguir casal por cinco anos em SC

A perseguição teria começado há cerca de cinco anos após a acusada ter sido paciente do dentista, uma das vítimas

Criança de três anos é retirada de carro em chamas na SC-465

Foram utilizados aproximadamente 500 litros de água para o resfriamento da parte inferior do veículo

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.