Digite no mínimo 3 caracteres!
Bombeiros

VÍDEO: Bebê de oito meses é transportado de Xanxerê para Florianópolis após ter 30% do corpo queimado

Esse foi o primeiro transporte aeromédico com a nova aeronave de asa fixa Arcanjo-04, a qual está baseada em Joaçaba

Por: Alessandra de Oliveira
15/04/2024 15h33 - Atualizado há 2 semanas
VÍDEO: Bebê de oito meses é transportado de Xanxerê para Florianópolis após ter 30% do corpo queimado

O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (BOA/CBMSC), em parceria com o SAMU Aeromédico (SES/SAMU), realizou nesta segunda-feira (15), o primeiro transporte aeromédico com a nova aeronave de asa fixa Arcanjo-04, a qual está baseada em Joaçaba. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

O pequeno paciente de apenas oito meses de idade apresentava queimaduras em aproximadamente 30% do corpo e precisou ser transportado do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, para tratamento. O paciente e sua mãe foram embarcados no avião no Aeroporto Municipal João Winckler, em Xanxerê, sendo conduzidos por via aérea até o Floripa Airport (SBFL), em Florianópolis.

O transporte aéreo representa importante meio de auxílio nos transportes inter-hospitalares/ aeromédicos. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios. O voo levou cerca de 2 horas, sendo percorridos 475 quilômetros (257 Milhas Náuticas) pelo ar. Caso fosse feito via terrestre, o transporte levaria cerca de 8 horas para ser realizado.

Mais informações sobre o estado de saúde do bebê não foram repassadas por se tratar de um menor de idade. 

Serviço Aeromédico Simultâneo no Estado

Hoje, com as duas novas aeronaves de asas fixa locadas recentemente pelo Governo do Estado, a aeronave Arcanjo-06 a qual está baseada em Florianópolis, também atendeu sua primeira ocorrência, simultaneamente à primeira ocorrência do Arcanjo-04, o qual tem base em Joaçaba. 

Tratava-se de uma criança de 06 anos de idade, a qual apresentava quadro infeccioso em região de faringe. Ela foi transferida do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, para o Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, em Joinville, para tratamento.

Tal atuação somente foi possível em virtude da ampliação da atividade aérea do estado com as duas novas aeronaves de asa fixa operadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em parceria com o SAMU Aeromédico (SES/SAMU).

Veja também

Homem fica ferido após colisão entre automóvel e máquina agrícola, no Oeste

Ele teve diversas escoriações e suspeita de fratura na coluna

Condutora perde o controle do veículo e bate em poste de energia, em Xanxerê

Ela saiu do veículo por meios próprios após o acidente

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.