VÍDEO: Conflito na Aldeia Condá, em Chapecó, deixa indígena morto, casas incendiadas e 13 feridos, diz PM
Polícia Federal investiga o caso
Por: Canal Ideal
17/07/2023 09h22 - Atualizado há um ano
Foto: Divulgação/Polícia Militar
Um conflito na Aldeia Condá, localizada no interior de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, resultou na morte de um indígena de 30 anos no último domingo (16). A vítima foi atingida por pelo menos quatro disparos de arma de fogo, em meio a uma série de agressões e violência que também resultaram em casas incendiadas e feridos, segundo informações da Polícia Militar.
A Polícia Federal informou que um inquérito foi aberto para investigar os crimes e identificar os autores. De acordo com a Polícia Militar, grupos demonstraram descontentamento com o atual cacique da aldeia, o que teria motivado o conflito.
No total, onze pessoas ficaram feridas e receberam atendimento no local. Outras duas vítimas continuam hospitalizadas, conforme informações da Polícia Federal. O cenário de violência envolveu agressões físicas com pontapés, socos, pedradas e o uso de armas de fogo, segundo relatos dos socorristas. Durante a tarde, os bombeiros foram chamados novamente para controlar incêndios em residências e veículos, resultando na destruição de cerca de 17 casas e cinco veículos, conforme a Polícia Militar.
A Polícia Federal está buscando esclarecer as causas do conflito e identificar os responsáveis pelo crime. Agentes federais e policiais militares permanecem no local para evitar novos confrontos.
De acordo com a Polícia Militar, o conflito está relacionado ao descontentamento de um grupo com o resultado das eleições para cacique, ocorridas em 2022. A briga generalizada teve início durante uma festa na aldeia, quando membros de um grupo oposto ao atual cacique invadiram o local, desencadeando os confrontos e episódios de violência.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
Segundo as autoridades, os crimes ocorreram em agosto de 2022
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.