Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Vigilância em Saúde informa que os casos de varicela nas unidades de ensino em Xanxerê são isolados e que a situação está sob controle

Conforme a coordenadoria, o número de infecções tende a aumentar nesta época do ano, na transição entre as estações

Por: João Victor Araujo
18/09/2024 17h52 - Atualizado há um mês
Foto: ilustração / arquivo
Foto: ilustração / arquivo

Um possível “surto” de casos confirmados de varicela em escolas de Xanxerê tem causado preocupação entre pais e crianças.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

A equipe de reportagem do Canal Ideal entrou em contato com o setor de Saúde do município, que informou que se tratam de casos isolados, ocorrendo em apenas uma unidade de ensino, e que estão sob controle. Nossa equipe apurou que seria em uma escola estadual, mas a informação não foi confirmada oficialmente

Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Carol Cenzi, o número de infecções tende a aumentar nesta época do ano, na transição entre as estações de inverno e primavera. Ainda segundo Cenzi, alguns cuidados devem ser tomados para evitar infecções.

“A varicela é altamente contagiosa, mas é benigna e geralmente ocorre com maior frequência em crianças. É importante ficar atento aos sintomas e, principalmente, em caso de infecção, manter isolamento até o fim do período de transmissão”, explicou.

Confira os principais sintomas:

  • Lesões cutâneas na pele (manchas vermelhas)
  • Mal-estar
  • Cansaço
  • Dor de cabeça
  • Perda de apetite
  • Febre baixa

Cenzi também enfatizou a importância de evitar coçar as feridas em caso de infecção, pois as unhas podem conter diversas bactérias, aumentando o risco de infecção nas lesões. O cuidado deve ser redobrado para crianças de até nove meses, gestantes e pessoas com problemas no sistema imunológico.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Bebê prematura comemora seu primeiro mêsversário na UTI Neonatal do HRSP, em Xanxerê

Helena Faita de Paula nasceu com 31 semanas, pesando um pouco mais de um quilo

Paciente internada no HRSP comemora aniversário com homenagens do Grupo de Humanização

Clair de Fátima Krug completou 56 anos nesta sexta-feira (11)

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.