Digite no mínimo 3 caracteres!
Beleza e Bem-estar -  por Dra. Márcia Ferraz

Comece sua harmonização orofacial pelo sorriso

O benefício do sorriso na harmonização facial e suas contribuições nas relações interpessoais

Por: Canal Ideal
30/06/2022 18h51 - Atualizado há um ano
Comece sua harmonização orofacial pelo sorriso

O sorriso possui características únicas, indispensáveis nas relações pessoais, profissionais e corporativa, além de fornecer vários benefícios à saúde. Sorrir alivia o estresse, eleva nosso humor, fortalece o sistema imunológico.  Estar bem consigo mesmo é sinônimo de saúde física e mental e as imperfeições no sorriso podem impactar a aparência e bem-estar de qualquer pessoa. Na contextualização atual, o sorriso torna as pessoas mais belas, confiantes e felizes.
 

Jogador de futebol Cristiano Ronaldo imagens comparativas da harmonia entre sorriso e jovialidade. Fonte: Google

É importante observar que grande parte do envelhecimento precoce está relacionado a estrutura dentofacial.

Modificações estéticas faciais como: perdas dentárias, sorriso gengival, dentes encavalados, mudanças nas posições e coloração dos dentes, favorecem o aspecto de envelhecimento, influenciando na saúde geral do paciente. Comprometendo além da estética, a mastigação, a respiração, qualidade do sono, elevando a baixa estima e por fim comprometendo a saúde psicológica. 

Modelo Gisele Bündchen com sorriso gengival e dentes escurecidos. Fonte: Google


Nesse contexto, a odontologia surge como grande aliada na harmonização reestabelecendo funções e estética, proporcionando um rosto harmônico, equilibrado, dando aspecto de jovialidade.

Tratamentos como remodelação óssea através de aparelhos ortodônticos, clareamento dentário, reabilitação oral, toxina botulínica (botox), preenchedores faciais, i-PRF, utilizando o plasma do próprio sangue, podem corrigir assimetrias, melhorar proporções faciais, corrigir a respiração, melhorar a harmonia dental e funcional, assegurando o rejuvenescimento facial. 

“(...) um sorriso agradável pode produzir uma aura que amplia a beleza da face, fazendo parte das qualidades e virtudes da personalidade humana.” (RUFENACHT,1990).

Ator Tom Cruise antes e depois de procedimentos dentários. Fonte: Google


Vale a pena investir no sorriso

Quem deseja ter um sorriso saudável, bonito e aparência jovem deve ter alguns hábitos:

  1. Visite seu dentista regularmente (6 em 6 meses), para prevenir tártaro, problemas gengivais, manter a saúde bucal e saúde geral;
  2. Evitar morder objetos ou ranger dentes;
  3. Usar fio dental regularmente;
  4. Trocar a escova periodicamente. (3 em 3 meses);
  5. Alimentação saudável;
  6. Hidratar-se com frequência. A água é importante para bom funcionamento do organismo. Para saber o volume de água que você deve consumir, multiplique seu peso(kg) por 0,035, o resultado é que você deve ingerir em litros.


O sorriso é o componente principal da beleza facial.


Fonte:
LISPER, ARTENIO JOSÉ., et al HARMONIZAÇÃO OROFACIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA ODONTOLOGIA OROFACIAL HARMONIZATION AND ITS IMPLICATIONS IN DENTISTRY ARTENIO JOSE ISPER (2019)
FERNANDA NARDI GIMENEZ, 2016. A ESTÉTICA DO SORRISO Apud RUFENACHT,1990
 

______

A coluna Beleza e Bem-estar é escrita pela Dra. Márcia Ferraz (CRO/SC 19384), Cirurgiã Dentista com especialização em Harmonização Orofacial.

Faça contato pelo WhatsApp: (49)9 9829 3905

Siga no Instagram: @dra.marciaferraz 
 

Veja também

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.