Entrando no clima do Milho: 4 benefícios do grão para a saúde (com receitas saudáveis)
Saiba mais sobre esse alimento versátil, usado tanto em receitas doces quanto salgadas
Por: Cristine Maraga
06/05/2022 15h39 - Atualizado há 2 anos
Já que estamos em semana da ExpoFemi, hoje eu resolvi falar de um alimento em especial: o milho e as suas propriedades...
O milho está entre os grãos mais cultivados do Brasil. Ele apresenta muitos nutrientes essenciais para o organismo (fibras, vitaminas e minerais).
Milho é saudável?
Com certeza.
Pelo seu alto teor de fibras, ajudam na regulação intestinal. Essa fibra é chamada de celulose, é aquela “casca” que envolve o grão do milho.
Devido a sua cor amarela o milho é fonte de Vitamina A, que ajuda a proteger a saúde dos olhos.
Contém antioxidantes que ajudam a eliminar substâncias nocivas ao corpo (os chamados radicais livres).
Magnésio: presente em grande quantidade no milho... essencial para o nosso organismo, pois participa de diversas reações metabólicas, desde controle humoral até regulação da pressão arterial.
Milho é carboidrato ou proteína??
O milho é um alimento fonte de carboidratos, fornece energia para o corpo e pela presença de fibras fornece também saciedade.
Milho tem glúten?
Não contém. E pode ser substituto da farinha de trigo em diversas receitas.
Milho engorda?
Dentre os alimentos In natura não existe um único alimento vilão ou mocinho... tudo depende da quantidade consumida. O milho pode sim fazer parte de um cardápio tido como saudável.
O milho é um alimento versátil, estando presente tanto em receitas doces quanto salgadas.
Confere aí algumas receitas:
CREME DE MILHO
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de milho verde- lata (escorrer a água)
250 ml de leite desnatado
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de amido de milho (ou fubá)
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) cheias de creme cheese ou requeijão (light)
Manjericão picado opcional
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Salsinha a gosto
Modo de preparo: Descasque e pique a cebola em pequenos cubinhos, depois descasque e pique o alho. Numa panela, coloque 1 fio de óleo. Adicione a cebola e deixe refogar por 1 minuto em fogo baixo, adicione o alho e espere dourar. Junte o milho e refogue por mais 2 minutos em fogo baixo.
Transfira 2/3 do refogado para um liquidificador e reserve 1/3 para adicionar depois. Acrescente o leite aos poucos (reservando um pouco) e sal a gosto – para uma versão sem lactose, use leite sem lactose ou um leite vegetal. Bata em velocidade média até virar um creme homogêneo. Volte o creme para a panela, acrescente o restante do refogado e leve para cozinhar em fogo baixo. Sempre mexendo, espere ferver e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Em outro recipiente junte o pouco de leite reservado com o amido de milho, mexa até diluir completamente.
Junte o amido de milho diluído com o creme da panela, adicione o creme de queijo e misture bem. Adicione agora os temperos e acerte o sal se necessário. Desligue o fogo, salpique a salsinha e sirva!
BOLO DE MILHO
Ingredientes:
3 ovos
1 lata de milho em conserva escorrido (ou 1 xícara de milho verde, nesse caso, a xícara utilizada será a medida dos demais ingredientes da receita)
1 medida da lata de leite
½ medida da lata de óleo
1 e ½ medida da lata de fubá
½ medida da lata de açúcar demerara
½ medida da lata de queijo ralado
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó.
Modo de preparo:
Ao iniciar, separe as claras da gema, faça claras em neve e reserve para o final. No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o fermento em pó, até obter uma mistura homogênea. Acrescente o fermento em pó e as claras (delicadamente com auxílio de uma colher), algumas vezes, até ele se misturar à massa.
Despeje a mistura em uma forma retangular untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio preaquecido por cerca de 40 minutos (ou até dourar). Retire do forno, espere esfriar e sirva.
A coluna Nutrição Inteligente é escrita por Fabiana Barbieri de Almeida – graduada em Nutrição com especialização em Nutrição Funcional. Siga nas redes sociais: @fabibarbierinutri
É preciso atenção para evitar a desidratação e a perda de massa muscular
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.