Buscando fortalecer o desenvolvimento rural, a Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, mantém um programa para a concessão de incentivos aos produtores rurais. A parceria acontece através da liberação de horas-máquina aos profissionais do campo.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Os incentivos são destinados aos produtores rurais que buscam ampliar e diversificar suas atividades, especialmente nas áreas da suinocultura, avicultura e bovinocultura de leite, essenciais para a economia do município.
O projeto faz parte do trabalho realizado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE) e as concessões são amparadas pela Lei Complementar de número 3.157/2009.
Para solicitar o incentivo, é necessário passar pela aprovação do CMDE, que analisa tecnicamente os projetos, garantindo a transparência, os critérios e o interesse público. Após a aprovação, a secretaria executa os incentivos por meio da liberação de horas-máquina, destinadas a serviços como terraplanagem, abertura e melhoria de acessos e preparação de áreas para construção.
Em 2025, três projetos foram aprovados através desta iniciativa. O número, segundo a secretaria responsável, registrou uma baixa. No entanto, o investimento por parte dos produtores é estimado em R$ 15 milhões, o que evidencia os incentivos municipais como indutores de grandes aportes no meio rural, com reflexos positivos na economia xanxerense.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Sidinei Peretti, destaca a importância do apoio do município. “Estes projetos mostram que, com critérios técnicos e segurança jurídica, conseguimos estimular investimentos privados relevantes no meio rural, fortalecendo nossa economia e gerando resultados de longo prazo para Xanxerê”, defende.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.