Digite no mínimo 3 caracteres!
Comunidade

Alerta: golpistas se passam por advogados para solicitar dinheiro de clientes

Recentemente, a advogada Cinthia Magrini, de Xanxerê, também foi alvo de criminosos que se passaram por ela

Por: Alessandra de Oliveira
06/11/2024 15h11 - Atualizado há 2 dias

Golpistas estão aplicando um novo golpe que envolve a falsa identidade de advogados para solicitar quantias em dinheiro de clientes e pessoas próximas, sob o pretexto de serem valores necessários para agilizar processos judiciais ou liberar valores. Em todo o estado, advogados têm relatado casos em que criminosos se passam por profissionais de advocacia para enganar vítimas e obter valores de maneira fraudulenta. Recentemente, a advogada Cinthia Magrini, de Xanxerê, também foi alvo de criminosos que se passaram por ela.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Golpistas utilizam nomes e fotos dos advogados para convencer clientes a depositar dinheiro, prometendo resolução de causas judiciais. Esse tipo de fraude tem se tornado cada vez mais frequente, aproveitando-se da confiança que as pessoas depositam nos profissionais do Direito.

"Quando o cliente ou familiar vê uma mensagem com a nossa foto ou nome, muitas vezes não pensa que pode ser um golpe. Sabemos que o impacto dessas fraudes é grave e causa prejuízos financeiros e emocionais às vítimas," relata Cinthia. “Queremos alertar a população para que sempre confirme a veracidade de qualquer solicitação com seu advogado, especialmente quando envolver transferências financeiras”.

Como se proteger desse golpe?

Para evitar ser vítima, a orientação é que qualquer solicitação de pagamento seja verificada diretamente com o escritório de advocacia. Os advogados legítimos seguem procedimentos formais e nunca solicitam valores por mensagens de WhatsApp.

1. Confirme o número do escritório: Certifique-se de que o número de telefone seja aquele oficialmente informado pelo escritório, e não confie apenas na fotografia ou no nome exibido no perfil.

2. Desconfie de mensagens informais: Advogados não pedem dinheiro por mensagens instantâneas ou redes sociais. Esse tipo de pedido é feito formalmente, e qualquer pagamento em regra é estipulado por contrato.

3. Denuncie golpes: Se suspeitar de fraude, entre em contato com a Polícia Civil, registre o Boletim de Ocorrência para prevenir que outras pessoas caiam no golpe.

A divulgação desse alerta busca proteger a população e auxiliar as autoridades na identificação e combate desses criminosos. Pessoas que receberem mensagens suspeitas solicitando pagamento em nome de advogados devem entrar em contato com a Polícia Civil para formalizar uma denúncia. 

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

São Domingos decreta situação de emergência após fortes chuvas

Moradores, comerciantes e agricultores relatam perdas significativas devido à inundação e danos em propriedades

Servidor da Prefeitura de Concórdia salva idosas que eram levadas pela correnteza de rio

Sérgio ouviu os gritos de socorro e pulou no rio para salvar as mulheres

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.