Após um ano e sete meses de obras, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Chapecó irá inaugurar, na próxima terça-feira (8), às 9h, um novo prédio em sua sede. A estrutura, que possui 1.025 metros quadrados de área construída, representa um importante avanço para a instituição, que agora totaliza 4,8 mil metros quadrados em edificações.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
O projeto foi aprovado em novembro de 2022 e teve início no primeiro semestre de 2023. O investimento total foi de R$ 2,4 milhões, oriundos de recursos próprios da entidade e do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
Com a nova estrutura, 140 alunos serão realocados, liberando espaço na sede atual para futuras reformas e para a implantação de uma Clínica SUS. A ampliação também possibilitará a abertura de 110 novas vagas de atendimento.
O novo prédio abrigará dois importantes serviços da instituição: o Serviço de Vivências Laborais (Sevil), que atenderá quatro turmas por turno, e o Serviço de Convivência (SC), com duas turmas por turno. Entre os espaços previstos estão um auditório, dois almoxarifados, uma Sala de Artes com o projeto Descobrindo Artistas e cinco salas reservadas para novas matrículas.
Além disso, quatro atividades inéditas serão oferecidas: o Apartamento de Atividades da Vida Diária (AVDs), que ensinará práticas do cotidiano como arrumar a cama, lavar roupa, lavar a louça e utilizar o banheiro de forma adequada; o Espaço da Beleza, com serviços como corte de cabelo; o Clube de Mães e Voluntárias; e o Espaço de Leitura e Recreação.
Atualmente, a APAE Chapecó atende 396 usuários e conta com 74 funcionários. A nova estrutura vai melhorar a qualidade dos atendimentos e possibilitar novos projetos educacionais e de inclusão social.
Como forma de homenagem, o Apartamento de Atividades da Vida Diária receberá o nome de “Apartamento Dirça e Acindo Tartari”, em reconhecimento aos antigos caseiros da instituição que viveram no local onde hoje se ergue o novo prédio.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.