Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça
CÂMARA XXE 0.04 A 14.04 - SESSOES ABRIL 2025

Após ação do MPSC, Chapecó deverá implementar Serviço Residencial Terapêutico para pacientes com transtornos mentais

Ação civil pública constatou a falta de política pública municipal voltada à assistência de pacientes com transtornos mentais

Por: Redação
17/03/2025 18h49 - Atualizado há 2 semanas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O município de Chapecó tem 180 dias para implantar o Serviço Residencial Terapêutico (SRT), conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Isso é o que determina a sentença da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Chapecó que julgou procedente a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 13ª Promotoria de Justiça da comarca.  

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

A ação foi movida pelo MPSC diante da falta de uma política pública municipal voltada à assistência de pacientes com transtornos mentais que necessitam desse tipo de serviço. Atualmente, o município encaminha esses pacientes para residenciais terapêuticos no Rio Grande do Sul, distribuídos entre Novo Hamburgo, Canoas, Passo Fundo e Flores da Cunha. A cidade mais próxima de Chapecó fica a mais de 170 quilômetros de distância, o que dificulta o acompanhamento e a reinserção social e familiar dos pacientes. 

Nas alegações finais, a Promotora de Justiça Cristiane Weimer ressaltou que "essa distância, o fato de a equipe da rede de atendimento do município pouco visitar os locais e acompanhar os pacientes, inexistindo praticamente o fortalecimento de vínculos sociais e familiares, dão à inserção em Residencial Terapêutico o caráter de internação, o que é inadmissível".  

O Juízo concordou com o MPSC e reforçou que o SRT é essencial para garantir o direito à saúde e à dignidade dos pacientes, sendo um serviço de moradia que proporciona acompanhamento contínuo e favorece a reabilitação psicossocial. No processo, o município chegou a argumentar dificuldades técnicas e financeiras para a implantação do serviço, mas a Justiça considerou que a ausência de previsão orçamentária não pode ser um obstáculo para a efetivação de políticas públicas que assegurem direitos fundamentais. 

Dessa forma, com a sentença, o município de Chapecó deverá estruturar o Serviço Residencial Terapêutico em conformidade com as normativas federais, garantindo vagas suficientes para atender à demanda local e possibilitar que os pacientes recebam o suporte necessário dentro de sua própria comunidade. 

Cabe recurso da sentença.  

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Produtos avaliados em mais de R$ 100 mil são apreendidos em operação no Oeste

Todas as mercadorias encontradas ultrapassavam o valor permitido para operações aduaneiras

Menino de 10 anos morre atropelado ao andar de bicicleta, e motorista é preso após fugir em SC

Condutor de 23 anos confessou o atropelamento e disse que fugiu do local por receio

Trânsito será interrompido para detonação de rochas na SC-283; saiba quando

Devido às condições climáticas, pode haver mudanças na programação ou até mesmo o cancelamento dos serviços

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.