Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça

Após ação do MPSC, Chapecó deverá implementar Serviço Residencial Terapêutico para pacientes com transtornos mentais

Ação civil pública constatou a falta de política pública municipal voltada à assistência de pacientes com transtornos mentais

Por: Redação
17/03/2025 18h49 - Atualizado há 2 semanas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O município de Chapecó tem 180 dias para implantar o Serviço Residencial Terapêutico (SRT), conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Isso é o que determina a sentença da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Chapecó que julgou procedente a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 13ª Promotoria de Justiça da comarca.  

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

A ação foi movida pelo MPSC diante da falta de uma política pública municipal voltada à assistência de pacientes com transtornos mentais que necessitam desse tipo de serviço. Atualmente, o município encaminha esses pacientes para residenciais terapêuticos no Rio Grande do Sul, distribuídos entre Novo Hamburgo, Canoas, Passo Fundo e Flores da Cunha. A cidade mais próxima de Chapecó fica a mais de 170 quilômetros de distância, o que dificulta o acompanhamento e a reinserção social e familiar dos pacientes. 

Nas alegações finais, a Promotora de Justiça Cristiane Weimer ressaltou que "essa distância, o fato de a equipe da rede de atendimento do município pouco visitar os locais e acompanhar os pacientes, inexistindo praticamente o fortalecimento de vínculos sociais e familiares, dão à inserção em Residencial Terapêutico o caráter de internação, o que é inadmissível".  

O Juízo concordou com o MPSC e reforçou que o SRT é essencial para garantir o direito à saúde e à dignidade dos pacientes, sendo um serviço de moradia que proporciona acompanhamento contínuo e favorece a reabilitação psicossocial. No processo, o município chegou a argumentar dificuldades técnicas e financeiras para a implantação do serviço, mas a Justiça considerou que a ausência de previsão orçamentária não pode ser um obstáculo para a efetivação de políticas públicas que assegurem direitos fundamentais. 

Dessa forma, com a sentença, o município de Chapecó deverá estruturar o Serviço Residencial Terapêutico em conformidade com as normativas federais, garantindo vagas suficientes para atender à demanda local e possibilitar que os pacientes recebam o suporte necessário dentro de sua própria comunidade. 

Cabe recurso da sentença.  

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Funcionário da Caixa é preso por desviar R$ 1 milhão em benefícios

A apuração identificou que o homem alterou os dados de mais de 400 clientes da Caixa

Porsche Turbo apreendida em operação da Polícia Federal fica exposta em Santa Catarina

Veículos de luxo na PF, personalizados com a identidade visual da instituição, não são utilizados em operações cotidianas

Incêndio destrói galpão de indústria metalúrgica no Oeste

O local foi isolado para confecção do informe pericial

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.