Na manhã desta terça-feira (26), a Auto Viação Chapecó através de uma conversa com a imprensa, divulgou novidades que estão por vir no transporte coletivo do município. Entre os tópicos abordados, Jonny Scopel, diretor de negócios, falou sobre o sistema de bilhetagem, tarifa, falta de mão de obra e índices de pontualidade.
Devido ao grande índice de reclamações por parte dos usuários referente ao atraso na lotação, novas ferramentas estão sendo implantadas para otimizar o tempo e tornar o uso do transporte coletivo mais prático em Chapecó. Com isso, um novo sistema de bilhetagem será inserido nos próximos meses no município.
O sistema PRODATA, que deve entrar em operação no mês de julho, permitirá ao usuário otimizar o tempo, com a opção de realizar as operações de forma online, tais como, cadastro, compra de passes, verificar saldo e abastecer o cartão. De acordo com Scopel, o novo sistema também contará com validação facial para evitar fraudes.
Os pagamentos serão mais diversificados, com Pix, cartão de crédito/débito e boleto bancário. O passageiro também terá a opção de usar o saldo da passagem através de QRCode. A intenção é reduzir o uso de dinheiro em espécie e evitar atrasos, pois, de acordo com Jonny, boa parte dos atrasos gerados, são causados pela demora na hora de dar o troco.
Tarifas
Sobre o valor da tarifa, de acordo com dados apresentados, o custo de operação dos serviços desenvolvidos pela empresa, representa 55% a mais que o valor tarifário estipulado. Para a tarifa a R$3,60, o custo de operação chega a R$5,59.
Conforme a Auto Viação, um dos principais fatores para elevação no preço da tarifa, são as gratuidades, ou seja, por conta do transporte gratuito de idosos com mais de 60 anos e de portadores de necessidades especiais e acompanhantes, pelo uso da mesma passagem para mais de um trajeto no sistema integrado e pela metade da passagem de estudantes. Ainda de acordo com informações divulgadas, no primeiro trimestre de 2022, para a média mensal de 923 mil passageiros transportados, 480 mil foram representados por gratuidades.
A empresa alega que o subsídio é uma das soluções para poder reduzir o valor da passagem e através do investimento público no sistema, a tarifa cobrada poderá ser menor e o valor não recairá sobre o usuário.
Dificuldades para mão de obra
Um dos tópicos discutidos com veemência, foi a dificuldade de contratar profissionais com CNH nas categorias D e E. Mesmo com programas e parcerias para capacitação, a empresa sofre com a rotatividade de motoristas e a falta de mão de obra qualificada na cidade, onde os profissionais do setor estão cada vez mais migrando para outras áreas e especializações.
Os motoristas também sofrem diariamente para exercer seu trabalho, de acordo com Scopel, entre as principais dificuldades enfrentadas, estão, efetuar o troco, o grande fluxo de trânsito que congestionam as vias reduzindo a mobilidade e a falta de vias exclusivas para ônibus.
Pontualidade
Um dos tópicos mais abordados por usuários da Auto Viação, tem sido a pontualidade. De acordo com dados divulgados por Scopel, no mês de março, a pontualidade foi de 99,4%.
Ele ressalta que a pontualidade se trata da saída dos veículos do terminal, e que após o momento em que o ônibus sai para a rótula, não é mais possível acompanhar o nível de pontualidade ao chegar nos pontos de embarque dos passageiros.
Com informações: Clic RDC