Digite no mínimo 3 caracteres!
Bombeiros

Bombeiros de SC encontram corpos de família que morreu abraçada após deslizamento no RS

Ao todo, os bombeiros de SC já resgataram na região de Guaíba, 1.555 pessoas e 200 animais com vida

Por: Alessandra de Oliveira
07/05/2024 11h24 - Atualizado há um semana
Bombeiros de SC encontram corpos de família que morreu abraçada após deslizamento no RS

Na segunda-feira (06), Bombeiros Militares de Santa Catarina encontraram cinco corpos de uma família, em meio aos trabalhos de resgate no Rio Grande do Sul. Ainda de acordo com os Bombeiros, as cinco pessoas estavam abraçadas e morreram soterradas em um deslizamento de terra, no município de Roca Sales.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Essa cena faz parte do cenário de calamidade que o estado do Rio grande do Sul enfrenta desde o início das fortes chuvas, no dia 29 de abril. Já são 90 mortes confirmadas em decorrência das chuvas e o estado investiga outros quatro óbitos. São 132 desaparecidos e 361 feridos. 

Há 203,8 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 48,1 mil em abrigos e 155,7 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos). O RS tem 388 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,3 milhão pessoas afetadas.

Equipes do CBMSC atuam por 14 horas ininterruptas na região da Grande Porto Alegre

Deslocadas para atuar na região da Grande Porto Alegre no sábado, 04, as equipes do CBMSC receberam durante o deslocamento um chamado de urgência referente a 100 crianças que estavam ilhadas no segundo pavimento de uma escola. Na chegada, por volta das 19h, prontamente se equiparam e iniciaram o atendimento.

Ao chegar no local do pedido de socorro, foi confirmado se tratar de um espaço que estava sendo usado por famílias que já estavam desabrigadas. Eram 800 pessoas necessitando ser realocadas para locais seguros. Foram contabilizadas 14 horas ininterruptas de trabalho de resgate de pessoas apenas nessa localidade. Trata-se de uma região ampla, de cerca de 30 mil pessoas que historicamente nunca foi atingida por enchentes dessa proporção. Ao todo, foram resgatadas na região de Guaíba, 1.555 pessoas e 200 animais com vida.

Atuação na região de Lajeado e Santa Cruz do Sul

Durante a atuação na região de Lajeado e Santa Cruz do Sul, as sete equipes de Força-Tarefa do CBMSC salvaram mais de 600 vidas, entre pessoas e animais. A maior parte da atuação, em razão da expressiva elevação das águas no estado vizinho, esteve relacionada ao resgate de pessoas que estavam ilhadas em suas residências, em cima de telhados e até mesmo agarrados em árvores. Além disso, resgatou 03 vítimas que infelizmente já estavam em óbito, sendo duas delas em áreas deslizadas e uma em uma residência tomada pelas águas.

Entre os resgates que mais comoveram as equipes, estão o de um senhor que estava há quatro dias agarrado a uma árvore em Cruzeiro do Sul. Ele relatou aos bombeiros catarinenses que não conseguia ser avistado pelas aeronaves e que ao ouvir as equipes apitando, acenou e teve, naquele momento, o resgate que tanto precisava. Outra experiência impactante foi o resgate de uma família de 09 pessoas, também em Cruzeiro do Sul, que foi resgatada por civis, porém a embarcação virou e eles tiveram que passar a noite agarrados a uma árvore na esperança de serem resgatados. Novamente ao passar com a embarcação apitando, os bombeiros catarinenses conseguiram verificar que havia pessoas naquele local e realizaram o resgate com sucesso.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.