O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) abriu, nesta semana, as inscrições para o primeiro processo seletivo simplificado do Serviço Militar Estadual Temporário (SEMET). Ao todo, são oferecidas 630 vagas, distribuídas em diferentes regiões do estado, todas com exigência de ensino superior.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Os militares temporários poderão atuar tanto em funções operacionais quanto administrativas, possibilitando o remanejamento de bombeiros de carreira para o atendimento direto à população. "Essa é uma conquista importante para o CBMSC, que permitirá ampliar nossa atuação, melhorar o tempo de resposta e fortalecer as ações preventivas em todo o estado", destacou o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.
O processo seletivo será realizado em oito etapas, incluindo prova objetiva, avaliação de títulos, Teste de Aptidão Física (TAF), exames de saúde e investigação social. A primeira prova está prevista para o dia 1º de março.
As vagas estão distribuídas nos seguintes batalhões: Curitibanos, Blumenau, Lages, Chapecó, Itajaí, Canoinhas, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú, Xanxerê, Rio do Sul e Jaraguá do Sul.
Após a aprovação em todas as etapas, os candidatos selecionados ingressarão no Curso Básico de Formação (CBF) de Praça Temporária do CBMSC, na graduação de Aluno-Soldado Temporário.
Entre os requisitos estão ter idade mínima de 18 anos, não ter completado 40 anos na data da inscrição no processo seletivo e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 19 de janeiro, por meio do site https://idecan.org.br/.
Instituído pelo Governo do Estado em agosto deste ano, o SEMET tem como objetivo reforçar a força de trabalho em áreas estratégicas da corporação e reduzir defasagens pontuais de efetivo. Os contratos têm duração inicial de um ano, podendo ser prorrogados por até oito anos, sem vínculo de carreira.
A incorporação dos militares temporários deverá representar um aumento de aproximadamente 40% no efetivo operacional do CBMSC, além de gerar economia significativa aos cofres públicos ao longo do tempo, com estimativa de redução de R$ 670 milhões em gastos ao longo de 40 anos, considerando encargos previdenciários e progressões da carreira regular.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.