Digite no mínimo 3 caracteres!
Educação

CEMEI Lídia Bortoluzzi oferece buffet para crianças se servirem sozinhas

A iniciativa é para que as crianças possam desenvolver a independência e autonomia de escolha na hora de servir o alimento no próprio prato

Por: Alessandra de Oliveira
04/03/2025 11h20 - Atualizado há 3 semanas
CEMEI Lídia Bortoluzzi oferece buffet para crianças se servirem sozinhas

Com o objetivo de estimular a autonomia das crianças na alimentação, a Secretaria de Educação de Xanxerê iniciou na última semana de fevereiro a implementação de um buffet no CEMEI Lídia Bortoluzzi, para que as crianças possam desenvolver a independência e autonomia de escolha na hora de servir o alimento no próprio prato.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

A proposta segue a perspectiva dos professores da Educação Infantil, que busca desenvolver a independência das crianças, aproveitando o momento da refeição como uma oportunidade para incentivá-las a tomar decisões e interagir com os alimentos. 

De acordo com a gestora da unidade, Berenice Maffei, até então, as crianças recebiam a comida já servida no prato. Com a nova proposta, elas participam ativamente da refeição, podendo escolher o que desejam comer e a quantidade a ser consumida. “Esse processo não apenas fortalece a autonomia infantil, mas também contribui para o desenvolvimento da confiança nas próprias escolhas alimentares.”

Durante a fase de adaptação ao novo modelo, a atuação dos educadores será essencial, auxiliando as crianças na montagem do prato, ensinando sobre a quantidade adequada de alimentos e orientando o uso correto dos utensílios. Dessa forma, os pequenos servem-se com suporte e supervisão, promovendo uma experiência segura e educativa.

Conforme as nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar, o buffet também contribui para uma alimentação mais segura do ponto de vista higiênico-sanitário.

A Secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, destaca que a expectativa é expandir essa iniciativa para outras unidades de ensino do município.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê participam de capacitação promovida pelo IFSC

O curso terá duração de 80 horas, distribuídas ao longo do ano letivo, no período contraturno escolar.

VÍDEO: Profissionais da educação infantil se reúnem em Abelardo Luz

O evento contou com cerca de 300 participantes

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.