Digite no mínimo 3 caracteres!
Geral

Chapecó apresenta em Florianópolis resultados do programa “Mão Amiga” para moradores em situação de rua

Prefeito João Rodrigues detalha ações que já acolheram mais de 560 pessoas desde 2022; cidade registra queda na população de rua

Por: Canal Ideal
14/05/2025 20h41 - Atualizado há 4 horas
Foto: Prefeitura de Chapecó
Foto: Prefeitura de Chapecó

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, apresentou na noite de terça-feira (13) os resultados do programa “Mão Amiga”, política pública municipal voltada a pessoas em situação de rua e dependentes químicos. A apresentação ocorreu na sede do CREA, em Florianópolis, durante um evento promovido pelo movimento Participa Floripa, formado por voluntários preocupados com a qualidade de vida urbana.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

Segundo Rodrigues, desde sua criação em 2022, o programa já atendeu 567 pessoas, das quais 240 conseguiram retomar vínculos familiares e retornaram ao mercado de trabalho. Outros 50 foram reintegrados a famílias em outros municípios, enquanto 81 estão atualmente em tratamento em comunidades terapêuticas, cinco em clínicas de desintoxicação, cinco em residências terapêuticas e um em família acolhedora. Ainda segundo o levantamento, 153 pessoas recaíram durante o processo de recuperação.

Com as ações do programa, Chapecó conseguiu reduzir significativamente sua população de rua, na contramão de outras grandes cidades de Santa Catarina, onde esses números aumentaram nos últimos anos. Atualmente, o município contabiliza apenas 58 pessoas nessa condição, conforme dados da Diretoria de Acolhimento e Apoio de Dependentes da Secretaria da Família e Proteção Social.

A meta, conforme anunciado pelo prefeito, é chegar próximo de zero com a inauguração de uma nova Unidade de Acolhimento para Moradores em Situação de Rua, na Linha Tafona, a cerca de 9 km do Centro da cidade. O espaço de 20 mil metros quadrados, adquirido por R$ 2,7 milhões de uma entidade religiosa, contará com alojamentos masculino e feminino, refeitório, cozinha, auditório, campo de futebol, piscina, horta e outras estruturas.

Os acolhidos passarão por triagem, receberão alimentação, banho, abrigo e poderão receber meio salário mínimo para desenvolver atividades de jardinagem, cultivo de horta e participar de cursos de capacitação em áreas como construção civil, cabeleireiro, serigrafia e mecânica.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Identificados irmãos que morreram em grave acidente entre motocicleta e veículo na BR-280 em SC

Colisão ocorreu na noite de segunda-feira (12) e envolveu um Fiat Brava e uma motocicleta Suzuki Intruder

Após acidente, cruzamento da Avenida General Osório é fechado provisoriamente em Chapecó

Medida visa melhorar segurança viária e reduzir conflitos no trânsito

Receita Federal apreende 126 canetas injetáveis para emagrecimento em aeroporto

Produtos trazidos ilegalmente do exterior seriam revendidos em Natal e Belém por até R$ 3 mil cada; passageiro foi detido

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.