Digite no mínimo 3 caracteres!
Comunidade

Chapecó é representada no debate da Alesc sobre moradores de rua

Na oportunidade foi debatido sobre o crescimento da população de rua em Santa Catarina

Por: Redação
12/03/2025 17h58 - Atualizado há 10 meses
Foto: Prefeitura de Chapecó
Foto: Prefeitura de Chapecó

A Prefeitura de Chapecó esteve representada nesta quarta-feira, na Audiência Pública para discutir sobre os moradores em situação de rua, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Foram convidados para o evento a Diretora de Acolhimento e Apoio de Dependentes Químicos da Secretaria da Família e Proteção Social, Paula Gai, e o Diretor da Secretaria de Segurança Pública, Roger Lima. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

Na oportunidade foi debatido sobre o crescimento da população de rua em Santa Catarina. No início do ano foi divulgado um estudo do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais, apontando que a população de rua em Santa Catarina quase dobrou em dois anos, passando de 5.678 mil em 2021 para 9.989 em 2023. 

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que Chapecó vai na contramão desses números, pois reduziu a população de rua, graças a um programa lançado há quatro anos pela Administração Municipal, que foi o Internamento Involuntário, dentro do Programa Mão Amiga.

Paula Gai disse que a população de rua de Chapecó, que era de 416 em janeiro de 2021, baixou para 48 em 2025. O Programa Mão Amiga já atendeu 539 pessoas, sendo que destes 319 estão bem e 124 estão em tratamento. Apenas 75 recaíram, 14 faleceram e sete estão reclusos.

Roger de Lima disse que esta ação também refletiu na melhoria da Segurança Pública em geral. “Enquanto a maioria dos municípios está buscando solução para esse problema dos moradores de rua, Chapecó já tem um programa e com resultados positivos, que estão servindo de exemplo para cidades de todo o Brasil”, disse Roger.

E no mês que vem será inaugurado um centro de acolhimento para pessoas em situação de rua, na Linha Tafona, ampliando a estrutura do programa.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

VÍDEO: família faz campanha para arrecadar valor de cirurgia de urgência para criança com malformação rara

O tempo está correndo e cada dia de espera é mais um dia de dor para o Joaquim.

Ipuaçu: sombra do agroglifo volta a aparecer em lavoura de soja

Após o agroglifo registrado em novembro do ano passado em uma plantação de trigo, um novo detalhe volta a chamar atenção em Ipuaçu.

Vazamento oculto na rede de água compromete abastecimento em Xanxerê

Foram afetados os bairros João Winckler, Maria Winckler, Frederico Ferronato, São Jorge, Castelo Branco.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.