Digite no mínimo 3 caracteres!
Comunidade

Chapecó registra infestação de lesmas e caramujos

Infestação ocorre devido à umidade, chuva e temperatura amena, e acabam proliferando em quintais das residências

Por: Canal Ideal
15/10/2021 08h32 - Atualizado há 3 anos
Recomendação é fazer a poda ou raleio da vegetação, para proporcionar maior incidência de sol nos quintais. Foto: Prefeitura de Chapecó
Recomendação é fazer a poda ou raleio da vegetação, para proporcionar maior incidência de sol nos quintais. Foto: Prefeitura de Chapecó

A Vigilância Ambiental de Chapecó alerta a população para uma infestação de lesmas e caramujos que está ocorrendo na cidade.

De acordo com o biólogo Junir Lutinski, nesta época do ano, devido à umidade, chuva e temperatura amena, acabam proliferando em quintais espécies de caramujo, como Helix Apersa e Bradybaena similares, e de lesmas, como Sarasinula linguaformis.  

“A população precisa tomar cuidado pois o muco deixado por estas espécies, em contado com verduras ou alimentos, pode trazer patógenos para a saúde humana, como ovos de vermes, fungos e bactérias.  A lesma pode causar uma doença chamada angionstrogilose”, explicou Junir.

A recomendação é que as pessoas façam a poda ou raleio da vegetação, para proporcionar maior incidência de sol nos quintais. Também é recomendado não acumular folhas, telhas e tijolos, que possa abrigar lesmas e caramujos.

Quando já houver a presença destas espécies é recomendado o uso de iscas de metaldeido para o controle, que podem ser encontradas em casas agropecuárias.

Veja também

VÍDEO: Comerciantes de Xanxerê participam de missão empresarial na Feira Brasileira do Varejo em Porto Alegre

Empresários e representantes do comércio de Xanxerê estiveram em Porto Alegre entre os dias 21 e 23 de maio

Efapi 2025 será lançada na próxima semana com novidades e expansão nacional

Evento acontece na quarta-feira (28), em Chapecó, e marca o início da Efapi do Brasil, com crescimento de expositores e grandes atrações musicais

Prefeita de Palmitos busca retomada de obra de esgotamento sanitário paralisada há nove anos

Contrato firmado com a Funasa em 2013 segue inconcluso; município busca apoio da Casan para conclusão

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.