Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Com quase 9 mil exames realizados, Carretas da Mulher seguem com novos atendimentos em Santa Catarina

Unidades móveis ampliam acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama e percorrem mais 11 regiões de saúde

Por: Rodrigo de Oliveira
20/02/2026 08h08 - Atualizado há 7 horas
Foto: Roberto Zacarias Secom/GOVSC
Foto: Roberto Zacarias Secom/GOVSC

As Carretas da Saúde da Mulher, iniciativa inédita do Governo de Santa Catarina, já realizaram quase 9 mil exames desde o início das atividades, em outubro de 2025. Ao todo, foram contabilizadas mais de 6,1 mil mamografias de rastreamento e cerca de 2,7 mil ultrassonografias de mamas, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama em seis regiões do estado.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

O programa tem como principal objetivo reduzir filas e facilitar o atendimento de mulheres, especialmente em municípios que possuem maior demanda reprimida ou dificuldades de acesso a exames especializados.

Atualmente, a unidade móvel 1 está atendendo no município de Faxinal dos Guedes, enquanto a segunda carreta permanece em Indaial. A expectativa é que a ação percorra ainda mais 11 regiões de saúde, contemplando todo o território catarinense nos próximos meses.

A estratégia fortalece a prevenção, amplia a cobertura dos exames e contribui para o início rápido do tratamento nos casos diagnosticados, fator essencial para aumentar as chances de cura e reduzir complicações.

A orientação é que as mulheres procurem a Secretaria Municipal de Saúde de seus municípios para obter informações sobre critérios de atendimento, encaminhamento e cronograma das unidades móveis.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Vigilância Sanitária apreende 680 kg de produtos impróprios para consumo em Xanxerê

A operação teve origem no recebimento de uma denúncia e buscou verificar a procedência das informações repassadas.

Secretaria de Saúde de Xanxerê implanta novo sistema para enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti

Esta estratégia faz parte de uma série de ações realizadas com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito

Secretaria de Saúde de Xanxerê confirma novo caso de dengue e Chikungunya

Equipes já estão realizando o bloqueio de transmissão e controle do vetor nos dois bairros.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.