O que começou como uma iniciativa pioneira de prefeitos do Oeste catarinense para ampliar o acesso à saúde pública completa 30 anos em 2026.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Fundado em 1º de julho de 1996, o CIS (Consórcio Intermunicipal de Saúde) consolidou-se como uma referência regional, reunindo municípios em torno de soluções compartilhadas para garantir mais atendimento, economia de recursos e ampliação dos serviços oferecidos à população.
Celebração marca os 30 anos da instituição
A comemoração pelos 30 anos do CIS está marcada para o dia 4 de julho, em Chapecó. O evento será um momento de reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram para a construção da história do consórcio ao longo das últimas três décadas.
A ocasião também destaca os avanços conquistados e reforça o compromisso da entidade com a qualificação contínua dos serviços de saúde oferecidos à população do Oeste catarinense.
Uma ideia inovadora para enfrentar desafios comuns
Quando foi criado, o CIS tinha a missão de unir esforços entre os municípios para facilitar o acesso da população a consultas especializadas e outros serviços de saúde.
Nos primeiros anos, o principal desafio foi conquistar a confiança de prestadores de serviços para integrar a rede de atendimento.
Com o passar do tempo, a iniciativa ganhou força, ampliou a oferta de serviços e passou a desempenhar papel fundamental na estrutura da saúde pública regional.
Crescimento
Ao longo de três décadas, o consórcio passou por importantes transformações que contribuíram para sua consolidação.
Entre os marcos da trajetória estão a promulgação da lei que tornou os consórcios públicos em 2007, a realização de cirurgias em 2013, o início da aquisição de medicamentos em 2015 e a mudança para estrutura própria em 2018, fortalecendo a autonomia administrativa da instituição.
Nos anos seguintes, o CIS ampliou o número de prestadores credenciados, participou ativamente das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e expandiu os atendimentos médicos especializados para os municípios consorciados.
Apoio aos municípios
Além de garantir acesso a consultas, exames, procedimentos e cirurgias, o consórcio também atua como parceiro estratégico das secretarias municipais de saúde.
A entidade promove integração entre os gestores, incentiva a troca de experiências e auxilia na construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados diariamente pelos municípios.
Esse modelo colaborativo tem contribuído para otimizar recursos públicos e ampliar a capacidade de atendimento em toda a região.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.