Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Consórcio criado em 1996 se consolida como um dos pilares da saúde no Oeste

A comemoração pelos 30 anos do CIS está marcada para o dia 4 de julho, em Chapecó

Por: Daiane
25/06/2026 15h20 - Atualizado há 16 horas
Celebração marca os 30 anos da instituição (Foto: Divulgação)
Celebração marca os 30 anos da instituição (Foto: Divulgação)

O que começou como uma iniciativa pioneira de prefeitos do Oeste catarinense para ampliar o acesso à saúde pública completa 30 anos em 2026. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Fundado em 1º de julho de 1996, o CIS (Consórcio Intermunicipal de Saúde) consolidou-se como uma referência regional, reunindo municípios em torno de soluções compartilhadas para garantir mais atendimento, economia de recursos e ampliação dos serviços oferecidos à população.

Celebração marca os 30 anos da instituição

A comemoração pelos 30 anos do CIS está marcada para o dia 4 de julho, em Chapecó. O evento será um momento de reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram para a construção da história do consórcio ao longo das últimas três décadas.

A ocasião também destaca os avanços conquistados e reforça o compromisso da entidade com a qualificação contínua dos serviços de saúde oferecidos à população do Oeste catarinense.

Uma ideia inovadora para enfrentar desafios comuns

Quando foi criado, o CIS tinha a missão de unir esforços entre os municípios para facilitar o acesso da população a consultas especializadas e outros serviços de saúde.

Nos primeiros anos, o principal desafio foi conquistar a confiança de prestadores de serviços para integrar a rede de atendimento. 

Com o passar do tempo, a iniciativa ganhou força, ampliou a oferta de serviços e passou a desempenhar papel fundamental na estrutura da saúde pública regional.

Crescimento 

Ao longo de três décadas, o consórcio passou por importantes transformações que contribuíram para sua consolidação.

Entre os marcos da trajetória estão a promulgação da lei que tornou os consórcios públicos em 2007, a realização de cirurgias em 2013, o início da aquisição de medicamentos em 2015 e a mudança para estrutura própria em 2018, fortalecendo a autonomia administrativa da instituição.

Nos anos seguintes, o CIS ampliou o número de prestadores credenciados, participou ativamente das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e expandiu os atendimentos médicos especializados para os municípios consorciados.

Apoio aos municípios

Além de garantir acesso a consultas, exames, procedimentos e cirurgias, o consórcio também atua como parceiro estratégico das secretarias municipais de saúde.

A entidade promove integração entre os gestores, incentiva a troca de experiências e auxilia na construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados diariamente pelos municípios.

Esse modelo colaborativo tem contribuído para otimizar recursos públicos e ampliar a capacidade de atendimento em toda a região.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Conselho Estadual de Saúde visita Hospital Regional São Paulo e conhece projetos da instituição

Comitiva esteve em Xanxerê para acompanhar de perto a estrutura, os serviços e as iniciativas desenvolvidas pelo HRSP

VÍDEO: Abelardo Luz inaugura nova Unidade Básica de Saúde no Bairro Aparecida

Nova estrutura amplia a capacidade de atendimento e oferece mais conforto para moradores e profissionais da saúde

Doenças respiratórias já causaram 269 mortes em SC e acende alerta para vacinação

O inverno favorece para o aumento da circulação de vírus respiratórios

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.