Contas de luz continuam com bandeira vermelha em julho e energia segue mais cara
A decisão foi tomada devido à continuidade das chuvas abaixo da média no país
Por: Canal Ideal
27/06/2025 19h53 - Atualizado há 6 dias
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de julho permanecerá vermelha patamar 1, o que significa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos nas contas de luz — mesma cobrança aplicada em junho.
De acordo com a Aneel, a decisão foi tomada devido à continuidade das chuvas abaixo da média no país, o que compromete a geração de energia pelas hidrelétricas. Como resultado, é necessário recorrer a fontes mais caras, como as termelétricas, elevando os custos da produção de energia elétrica.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia. Na bandeira verde, não há cobrança adicional. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam aumento nas despesas e geram acréscimos na fatura.
A Aneel reforça a importância do uso consciente da energia, lembrando que a economia no consumo ajuda não apenas no bolso do consumidor, mas também na preservação dos recursos naturais e na sustentabilidade do setor elétrico. As informações são da Agência Brasil.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
O Legislativo disponibiliza espaço seguro para mulheres denunciarem violência e abusos
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.