Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça

Corretor de imóveis tem atividades imobiliárias suspensas por loteamento irregular e é preso em flagrante por posse de arma de fogo em Xanxerê

O profissional teria desmatado uma grande área rural para construir e comercializar os lotes

Por: Alessandra de Oliveira
30/10/2025 15h35 - Atualizado há 2 meses
Corretor de imóveis tem atividades imobiliárias suspensas por loteamento irregular e é preso em flagrante por posse de arma de fogo em Xanxerê

Um corretor de imóveis que teria desmatado uma área rural de 29 mil metros quadrados para a realização de um loteamento ilegal na Linha Pesqueiro, zona rural de Xanxerê, teve as atividades imobiliárias suspensas perante o CRECI e foi alvo de busca e apreensão em uma ação conjunta do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e da Polícia Civil. Durante o cumprimento do mandado, o corretor foi preso em flagrante pela posse ilegal de munição de arma de fogo. 

O corretor já é réu em uma ação penal na qual é acusado de crimes ambientais e parcelamento irregular do solo pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê. O objetivo das buscas realizadas nesta semana foi obter provas de que, mesmo proibido administrativa e judicialmente, ele estaria dando continuidade ao desmatamento e à ampliação da “Associação Bem Viver”, nome conferido ao parcelamento popularmente conhecido como “Loteamento Zatta”. 

Segundo apurado, sem autorização das autoridades ambientais, ele teria aberto ruas e dividido a gleba rural para criar o Loteamento Zatta, com 130 lotes que estariam sendo vendidos sem a infraestrutura exigida pela legislação. Mesmo após medidas cautelares anteriores, como embargo das obras e aplicação de fiança de R$ 1 milhão, o investigado teria persistido nas práticas ilícitas. Em janeiro deste ano, uma fiscalização da Polícia Militar Ambiental constatou ampliação da área degradada e continuidade das negociações.   

Nas buscas, foram apreendidos vários contratos de compra e venda de lotes rurais e dois notebooks. Também foi localizada uma caixa com 45 munições calibre .380 sem documentação, motivo pelo qual foi preso em flagrante. O mandado foi expedido pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Concórdia. 

A decisão judicial autorizou, ainda, a quebra do sigilo de dados telefônicos e telemáticos, permitindo à Polícia acessar informações armazenadas em celulares e dispositivos eletrônicos apreendidos. O objetivo é identificar possíveis compradores e outros envolvidos no suposto esquema.   

“A ação evidencia a necessidade de maior cautela por parte de interessados ao efetuar compra de lotes sem escritura pública, pois pode servir de fomento a loteamentos clandestinos, com potenciais danos ambientais. Além de não poderem contar com serviços públicos básicos, há estímulo a que loteadores prossigam com parcelamentos irregulares, com grande prejuízo ao regular desenvolvimento urbano do município”, considera o Promotor de Justiça Marcos Schlickmann Alberton.

Veja também

SAER-Fron realiza transferência aeromédica de paciente com suspeita de infarto entre Quilombo e Xanxerê

Paciente de 56 anos estava com suspeita de infarto agudo do miocárdio com supra de ST

Homem com tornozeleira eletrônica é preso após ameaçar companheira com facão no Oeste

Durante a abordagem, o homem desobedeceu às ordens policiais e tentou agredir os militares

Ladrão é preso em 10 minutos após furtar casa de idosa em Xanxerê

Imagens de câmeras de segurança auxiliaram na identificação do autor, um homem já conhecido no meio policial

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.